Comitê pela Reestatização da Embraer prepara caravanas a Brasília, para acompanhar a audiência no Senado, no dia 4, e o julgamento no TST, no dia 10A reunião do Comitê Nacional pela Reestatização da Embraer debateu a mobilização para a audiência pública que será realizada no Senado, em Brasília, na próxima terça, dia 4 de agosto. A audiência discutirá a situação econômica da Embraer, seu controle acionário, contratos e as 4.270 demissões.

A audiência foi pedida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), contará com a presença de representantes da diretoria da empresa, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para os sindicatos, centrais e movimentos que compõem o comitê, o objetivo é mostrar que não há razão nem mesmo econômicas que poderiam ser usadas como justificativas para essa demissão em massa. Os representantes vão destacar o lucro milionário da empresa no último período e os cerca de R$ 20 bilhões recebidos, via BNDES, nos últimos 10 anos. O banco público chegou ao cúmulo de, após as demissões, repassar mais de R$ 700 milhões para a Embraer. Ou seja, segue-se utilizando dinheiro público para financiar uma empresa que continua demitindo.

Julgamento
No dia 10 de agosto, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) irá julgar o pedido dos sindicatos e da Conlutas de que as demissões sejam consideradas ilegais, garantindo a reintegração dos demitidos e desfazendo a injustiça provocada pela arbitrariedade e ganância da direção da empresa.

Para o julgamento, a mobilização será ainda maior e contará com uma caravana organizada pelo comitê e pelo Sindicato dos Metalúrgicos, reunindo ainda uma delegação de demitidos.

Como parte da preparação dessas atividades haverá no dia 30 de julho, às 5h, uma assembléia no portão de entrada da Embraer. Outra assembléia reunirá os demitidos na sede do sindicato na mesma data, às 16h, com a presença de representantes do comitê pela reestalização. No dia 1º de agosto haverá uma panfletagem no centro de São José dos Campos a favor da reintegração dos demitidos e o comitê irá se reunir novamente no dia 17 de agosto.