Basta dar uma volta no Centro de Aracaju ao lado de Vera Lúcia, candidata a governadora de Sergipe, para perceber o sucesso eleitoral do PSTU em 2010. Buzinas, declarações de apoio, pessoas querendo tirar foto. Mas o bom desempenho da campanha do partido se deve mesmo a um bom time de militantes, apoiadores e candidatos. “A nossa sede está ficando pequena para tanta gente. O número de companheiros que estão ajudando o partido é muito grande. Muita gente também apoiando o Zé Maria e fazendo campanha”, relata contente Vera Lúcia.

Nestas eleições, o PSTU em Sergipe apresentou um time completo de candidatos, inclusive com dois senadores. Uma delas é a Lourdinha. Servidora da Previdência, essa mulher aguerrida vem pontuando nas pesquisas ao lado do outro candidato ao Senado, Leandro. Este é um petroleiro bastante respeitado entre os trabalhadores, carismático e muito animado. Esse ânimo, combinado com a coerência de um programa classista e socialista, é o que explica a empolgação da campanha do PSTU em Sergipe, que foi abraçada por muitos ativistas amigos do partido.

Deputados de luta
Poucos sabem o seu nome de batismo, mas o petroleiro Toeta, candidato a deputado estadual, não passa desapercebido nas bases da Petrobras em Sergipe. Peão de chão de fábrica, Toeta se destaca nas lutas da categoria enquanto diretor do sindicato. A turma terceirizada conhece bem sua postura combativa e se identifica com o seu jeito simples. “Patrão não tem coração, tem cofre”. No Tecarmo, onde trabalha, todos conhecem a sua mais nova pérola. “A gente dá uma grande batalha pra convencer o peão, que conhece e está junto com a gente na luta sindical, de que é preciso estarmos juntos também na luta política. E esse ano, parece que estamos conseguindo. Por onde passo, os a turma faz questão de declarar seu voto”, constata.

Mas o partido em Sergipe tem um diferencial em 2010. Esta é a primeira eleição com um candidato da juventude. Considerado pela imprensa local como “a grata surpresa”, o estudante de Jornalismo Zeca Oliveira, candidato a deputado federal, vem se destacando com sua desenvoltura no horário eleitoral. A referência do garoto de apenas 22 anos vai além da estudantada e vem conquistando também o apoio de professores, servidores públicos e petroleiros.
Post author
Publication Date