A coordenação nacional da campanha contra a Alca está preparando uma grande plenária nacional, entre os dias 14 e 15 de abril, em São Paulo (SP). É necessário, portanto, realizar plenárias e reuniões preparatórias nos estados para discutir o tema e eleger representantes para a plenária nacional.

Depois do fracasso da reunião em Buenos Aires, ocorridas nos dias 9 e 10 de março, o imperialismo norte-americano convocou nova reunião, realizada durante o fechamento desta edição, nos dias 31 de março e 1º de abril, na capital da Argentina.

Como a anterior, o objetivo do imperialismo é destravar as negociações da Alca, pressionando os países sul-americanos a fazer concessões reais em temas como serviços, propriedade intelectual, investimentos e compras governamentais, o que garantiria o cumprimento do prazo de implementação da Alca em 2005.

Mais uma vez, o governo brasileiro confirmou sua participação e sua disposição em continuar negociando nossa soberania, em troca de maior acesso ao mercado agrícola dos EUA. Como já fez anteriormente, Lula deverá apresentar uma proposta ainda mais rebaixada, realizando as concessões exigidas pelo imperialismo. No entanto, o problema continuará sendo se, mesmo assim, os EUA apresentarão algumas migalhas de acesso ao seu mercado agrícola, já que Bush, em meio às eleições, enfrenta fortes pressões de grupos políticos ligados aos fazendeiros norte-americanos.

A campanha continental contra a Alca convocou novas jornadas populares contra as tentativas de retomar as negociações em Buenos Aires. Manifestações foram realizadas em frente ao local do encontro exigindo o fim das negociações. A plenária em São Paulo é parte da continuação desta luta.

Post author
Publication Date