Uma das correntes sindicais mais importantes da UNT venezuelana, aprova adesão ao encontroOs trabalhadores venezuelanos vivem um rico processo de reorganização sindical. A expressão mais importante disso está sendo a construção de uma central, a UNT (União Nacional dos Trabalhadores), em alternativa à velha Central dos Trabalhadores da Venezuela (CTV).

A Corrente Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (C-CURA) é uma das correntes sindicais mais importantes da União Nacional de Trabalhadores (UNT). Atualmente, um de seus dirigentes, Orlando Chirino, coordenador nacional da UNT, foi demitido da PDVSA (estatal petroleira venezuelana) pelo governo Hugo Chávez.

O sindicalista cumpriu um importante papel contra o golpe de estado de abril de 2002 e na defesa da indústria petroleira nos dias da sabotagem patronal ocorrida no mesmo ano. Chirino foi demitido ilegalmente e sem justificativas pelo governo. Atualmente, várias organizações sindicais, como a Conlutas no Brasil, realizam uma intensa campanha por sua reintegração.

Confira ao lado a resolução da C-CURA de adesão ao Elac.

“Companheiros do Elac

Na reunião de dirigentes nacionais da C-CURA, realizada em Caracas no dia 16 de abril, e com a presença de uma delegação de companheiros da Conlutas do Brasil, aprovamos a participar e de ser convocante do Encontro Latino-americano e Caribenho dos Trabalhadores. Igualmente, se aprovou a necessidade de difusão e o construção do evento, além de enviar uma importante delegação ao mesmo.

Por outro lado, está em preparação uma declaração de nossa corrente para somar a experiência do movimento operário venezuelano no processo revolucionário da Venezuela junto às propostas do C-CURA.

Solicitamos que se incorpore a C-CURA como convocante em toda nova propaganda e difusão do ELAC, para fortalecer o convite e avançar em maior unidade os trabalhadores classistas do continente e do Caribe”.

Orlando Chirino, Richard Gallardo, José Bodas, José Barreto
Corrente Classista Unitária Revolucionaria e Autônoma (CCURA) – Venezuela

Post author Fonte: elac.org.br
Publication Date