Em todas as sedes regionais, o partido está realizando a exibição de vídeos com debates de temas da atualidade. Entre os filmes, destaca-se o documentário O agosto do Buzu, feito durante as manifestações estudantis contra os aumentos das passagens dos transportes e pelo passe-livre que paralisaram Salvador no ano passado. O filme mostra cenas das manifestações e inspirou a deflagração da onda de mobilizações em Florianópolis, quando houve o aumento das passagens de ônibus.

Outro filme polêmico é o alemão Adeus Lenin, sobre a queda do muro de Berlim e sua repercussão na vida da população. O filme conta a história de uma dedicada militante comunista que entra em coma pouco antes da queda do muro. Quando acorda, sua frágil situação não permite que ela tenha emoções fortes e seu filho recria o mundo da Alemanha Oriental em seu quarto, para evitar que ela não se decepcione com o colapso do regime stalinista. É um ótimo filme para debater tanto as ditaduras do stalinismo, quanto a degradação proporcionada pelo capitalismo.

Tardes Socialistas

Em Santo André, a sede do PSTU está sediando as Tardes Socialistas. Trata-se de um vídeo-debate, sempre com filmes políticos seguidos de um “papo de esquerda”. No próximo dia 28 de agosto será exibido o filme “O socialismo de Lênin”. As Tardes Socialistas ocorrem aos sábados, às 17h.

Essa é uma nova atividade cultural do partido que proporciona a integração dos militantes e simpatizantes, além de criar um ambiente de discussões sobre os temas tratados nos filmes.

Procure a sede do PSTU em sua cidade e informe-se sobre a programação.

Post author André Valuche
Publication Date