O que já todo mundo esperava foi confirmado hoje. O jornal Folha de S.Paulo divulgou nesta quarta-feira os setores da economia que mais lucraram em 2004. Pelo quarto ano consecutivo, o setor bancário foi o campeão dos faturamentos. De acordo com os dados pesquisados pela Consultoria Economática, os bancos lucraram R$ 13,9 bilhões no ano passado. O segundo lugar ficou com o setor de siderurgia e metalurgia, que, impulsionados pelo aumento de 50% nos preços do aço no mercado internacional, lucrou R$ 12,8 bilhões.

A divulgação recente dos lucros do Itaú, do Bradesco e de outros bancos que atuam no país já indicava que o setor bateria todos os recordes de lucratividade, sem produzir ao menos um alfinete.

A política econômica do governo Lula é, sem nenhuma dúvida, a principal responsável para que os banqueiros pudessem ter obtido lucros imorais como esses. Com uma das maiores taxas de juros do planeta, os banqueiros fazem a festa, pois ganham com elevação da dívida pública, aplicando dinheiro em títulos do Tesouro.