`Ato
Nos dias 5 e 6, o PSTU completou 10 anos de história. Em todo o país serão organizados eventos em sua comemoração. Em algumas cidades as comemorações já se iniciaram. Veja abaixo um breve relato dessas atividades.

  • São Paulo (SP)

    “Devemos aprender com o passado como enfrentar os desafios do futuro; hoje o nosso maior desafio é construir um partido revolucionário no país”, essa foi uma das declarações que Bernardo Cerdeira, membro da direção nacional do PSTU, fez durante a palestra comemorativa, em São Paulo, dos 10 anos de fundação do PSTU. Bernardo enfatizou que a recente história da esquerda brasileira comprova essa necessidade. Durante sua exposição, diversas imagens foram exibidas contando um pouco de nossa história ao longo desses anos.

    O evento foi marcado por diversos depoimentos feitos por jovens e antigos militantes. Muitos lembravam das dificuldades do período inicial da formação do partido, outros, como o do ativista da juventude na periferia de São Paulo, Jorjão, enfatizavam a importância da inserção do partido nas periferias das grandes cidades, junto aos trabalhadores.

    A emoção tomou conta de todos quando foram lembrados os assassinatos dos militantes Rosa e Zé Luiz, em 1994, uma semana após a fundação do PSTU.

    Ao final do evento houve uma festa de confraternização reunindo diversos militantes e simpatizantes do PSTU.

  • São José dos Campos (SP)

    Na sexta-feira, dia 5, militantes de São José dos Campos e simpatizantes do PSTU reuniram-se para comemorar os 10 anos do partido. Ernesto Gradella, além de contar a história desses 10 anos, contou também a história dos 30 anos da corrente trotskista ligada à Liga Internacional dos Trabalhadores, no Brasil.

    Segundo Gradella, militante da nossa corrente desde 1974, a criação do PSTU, apesar do momento adverso, foi um grande acerto. “A existência do partido prova que a política foi acertada. É um orgulho militar nestes 10 anos de partido”.

  • Porto Alegre (RS)

    As comemorações em Porto Alegre reuniram diversos militantes, ex-militantes e simpatizantes do PSTU. A apresentação feita pelos companheiros Rose Colombo e Carlos Henrique retomou a história de nossa corrente trotskista, dos anos da ditadura militar aos dias de hoje, passando pelas vitórias e dificuldades vividas ao longo do tempo. Uma exposição de fotos e antigos materiais pôde ser visitada pelos presentes.
    Das cerca de 200 pessoas que compareceram ao evento, várias foram militantes da Liga Operária, do Alicerce e da Convergência Socialista.

    O momento também serviu para a apresentação da pré-candidatura de Vera Guasso à Prefeitura. Ela reafirmou a necessidade de uma alternativa revolucionária para o Brasil frente ao governo neoliberal de Lula e de uma oposição de esquerda nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
    Post author
    Publication Date