Trabalhadores da Volks de Resende solidários aos demitidos de São Bernardo
Eduardo Henrique

Organizados pela Conlutas Sul-Fluminense e a Conlutas do Rio de Janeiro, dezenas de dirigentes sindicais, dos Comerciários da Baixada, Sindsprev, Oposição Bancária da Baixada, Sepe-RJ, APFAETEC, Sepe-Volta Redonda, Juventude e militantes do PSTU estiveram presentes com suas bandeiras e faixas na portaria da Volks Caminhões em Resende (RJ), exigindo a readmissão dos companheiros Rogério Romancini e Biro-Biro. O empolgante ato foi realizado na última sexta, 13 de abril.

Além da readmissão dos companheiros, os manifestantes exigiam o fim das perseguições aos trabalhadores dentro da Volks. Um dos momentos mais importantes do ato foi quando Rogério e Biro-Biro fizeram uso da palavra no caminhão de som e colocaram a necessidade da unificação dos trabalhadores para enfrentar a direção truculenta da Volks e barrar as perseguições e o arrocho salarial.

Campanha salarial se fortalece
Os metalúrgicos da Volks de Resende estão em campanha salarial unificada com a CSN, lembrou Isabel, dirigente do Sepe-Volta Redonda e da Conlutas Sul-Fluminense. A professora fez um chamado aos metalúrgicos – que, em recente eleição sindical, derrotaram a chapa da CUT e a chapa da Força Sindical – a se organizarem internamente para enfrentar as reformas da Previdência e trabalhista do governo Lula e do FMI. Afirmou, ainda, que a Conlutas estará com toda sua força nesta campanha salarial. Isabel chamou os trabalhadores a se prepararem para, se necessário, irem à greve pelos 20% de aumento.

Emoção no final do ato
No momento em que dezenas de ônibus começavam a sair do pátio da Volks e passar em frente ao caminhão de som, os trabalhadores demonstravam solidariedade aos companheiros Rogério e Biro-Biro. Das janelas dos ônibus, faziam o sinal de “V” da vitória e cerravam o punho, deixando claro que, apesar da distância da planta de Anchieta, a luta é uma só e que somente unidos poderão derrotar a truculência da direção da Volks e readmitir os companheiros.