``FotoEram pouco mais de três horas da tarde quando mais de 700 pessoas concentravam-se debaixo de uma grande tenda montada pela LIT-QI no Largo da Epatur, próximo ao Acampamento da Juventude.

Além de militantes do PSTU da maioria dos Estados do país, destacavam-se militantes e delegações dos demais partidos da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LI-QI). Estavam presentes argentinos da Frente Operária e Socialista (FOS), paraguaios do Partido dos Trabalhadores (PT), chilenos do Movimento Pelo Socialismo (MPS), bolivianos do Movimento Socialista dos Trabalhadores (MST), equatorianos do recém fundado Movimento ao Socialismo (MAS), um companheiro do Partido Socialista dos Trabalhadores (PST) peruano, um mexicano do Partido Operário Socialista (POS), um companheiro do Partido Operário Internacionalista (POI) da Rússia e Ucrânia, uma militante da Turquia do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT) e os companheiros do PRT espanhol.

No ato tomaram a palavra Eduardo Almeida, pela direção do PSTU e Angel Luiz Cabezas, pela LIT-QI. Em sua intervenção, Eduardo saudou os presentes com um chamado a que “todos os companheiros buscassem fazer do 3º Fórum Social Mundial um grande palco para divulgar a luta contra a nova agressão imperialista dos Estados Unidos contra o Iraque e para fortalecer a campanha contra a Alca, através do lançamento do abaixo-assinado que exigirá do governo Lula a realização de um plebiscito oficial no Brasil”.

Cabezas saudou em sua fala as delegações internacionais e emocionou a todos quando afirmou que “aqui não estão somente os militantes de vários partidos irmãos, mas os membros deste partido mundial da revolução que estamos construindo, que é a LIT-QI”, afirmou ainda que “não é possível humanizar o capitalismo como pretendem os dirigentes oficiais do Fórum Social Mundial, mas que é necessário retomar a luta pelo socialismo”.

Após os discursos, todos os presentes saíram em passeata pelas ruas do centro de Porto Alegre até o Largo Glênio Peres onde teria lugar a concentração para a marcha de abertura do Fórum.