A praça Argentina, em Porto Alegre, foi palco, no último sábado à tarde, de um grande ato internacionalista. Cerca de mil manifestantes fizeram um panelaço e tocaram os bumbos característicos das passeatas dos trabalhadores argentinos.

Convocado por organizações políticas e sindicais de esquerda, as bandeiras vermelhas tremularam, combinadas com a histórica palavra de ordem “Brasil, Argentina, América Central, a classe operária é internacional”.

Para a trabalhadora argentina Maria Lucrecia Brasseur, a realização da manifestação foi de extrema importância para a luta da América Latina. “É muito importante porque o futuro da América Latina tem que ver com a unidade dos povos. Temos que encontrar o caminho na diversidade e na diferença das culturas e para ser capazes de lutar juntos contra o neoliberalismo.”

Entre as organizações de esquerda presentes estavam as argentinas LIT – CI (Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional), PO (Partido Obrero), MST (Movimento Socialista dos Trabalhadores), FOS (Frente Obrera e Socialista) e MAS (Movimento ao Socialismo). Entre as representações brasileiras estavam o PSTU e CST (Corrente Socialista dos Trabalhadores – PT).

A praça Argentina foi reinaugurada em homenagem à luta do povo argentino.