Ato em Natal
Paulo Almeida

Na tarde desta terça, dia 31, cerca de 600 pessoas tomaram as ruas de Natal para demonstrar solidariedade aos moradores do Pinheirinho, que foram brutalmente massacrados pela PM a mando do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury; e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.

A atividade contou com a participação de diversas entidades do movimento popular, como a ocupação do Leningrado, o Movimento de Luta nos Bairros (MLB) e o MST. Vários sindicatos, centrais sindicais e entidades estudantis estiveram presentes, a exemplo da CSP-Conlutas, da Intersindical, ANEL, Centro Acadêmico de Serviço Social/UFRN e DCE/UFRN. Partidos políticos, como PSTU, PSOL, PCB, POR e PT, além de diversas outras organizações, como ABEPSS e CRESS, também compareceram ao ato de solidariedade.

A manifestação se iniciou no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, com um bloqueio das ruas, seguido de uma caminhada ao longo da BR-101. Durante o trajeto, os manifestantes denunciaram o massacre promovido pelo PSDB, além do papel de classe da justiça e da polícia diante não apenas do Pinheirinho, mas de todas as lutas em defesa do direito à moradia.

Pré-candidato do PSTU a prefeito, o professor Dário Barbosa reforçou esse coro. “O direito de moradia é o mínimo que um governo deve garantir à população. Mas lá no Pinheirinho os governos do PSDB estão mais preocupados em garantir os interesses dos barões da especulação imobiliária, como o bandido Naji Nahas. Por isso, é legítima a ocupação daqueles trabalhadores e nossa obrigação é de estar ao seu lado”, defendeu.

O ato seguiu até o local onde se localizava o antigo estádio do Machadão, demolido no ano passado e em seu lugar está sendo construído outro estádio de futebol para a Copa do Mundo. Lá, a professora Amanda Gurgel, pré-candidata do PSTU à Câmara Municipal, denunciou o ocorrido no Pinheirinho e exigiu do governo Dilma uma posição clara em defesa do Pinheirinho. “Aquelas pessoas, que construíram suas casas e lá estavam há oito anos, estão agora sem ter onde morar. É preciso que Dilma saia do discurso e se coloque de fato ao lado dos trabalhadores, desapropriando o terreno do Pinheirinho para entregá-lo aos moradores”, declarou.

Ao final, os manifestantes deliberaram por realizar uma plenária dos movimentos e organizações que compõem o Comitê Potiguar em Defesa do Pinheirinho, para seguir com atividades e manifestações de solidariedade aos moradores desalojados.

VÍDEO – DISCURSO DE AMANDA GURGEL