Leia um primeiro relato do eventoA esquerda carioca se reuniu na noite desta sexta, dia 3, para prestar a última homenagem à dirigente do PSTU, Teresa Bastos,que faleceu na madrugada de 28 de setembro, após uma luta de anos contra uma doença degenerativa.

Teresa militava desde 1982 e foi uma das principais lideranças do partido no estado. A homenagem de sexta, no auditório do sindicato dos bancários, categoria da qual Teresa fez parte, reuniu muitos representantes da esquerda. O PCB e o PSOL estiveram presentes e falaram no ato. Deste partido, o deputado Chico Alencar e a deputada estadual Janira Rocha também falaram no ato. A memória de Teresa conseguiu reunir até mesmo o senador eleito pelo PT Lindberg Farias. O ex-líder estudantil fez parte do PSTU de 1997 a 2002, após romper com o PCdoB, militando no Rio de Janeiro. Ele falou no ato, lembrando a trajetória de Teresa e destacando a importância do PSTU.

A direção nacional do PSTU participou em peso. Além de Zé Maria e Cyro Garcia, estiveram presentes Eduardo Almeida, José Welmovicki, André Freire, Mariucha Fontana, Genilda Souza e muitos outros dirigentes e lideranças que se emocionaram ao recordar da camarada. Muitos ex-militantes também estiveram no ato.

VÍDEOS
Durante o ato, mais de 300 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo. Por problemas técnicos, a transmissão começou com um atraso de 40 minutos, às 20h15, e durou até quase 23h.

O ato começou com a exibição de um vídeo com depoimentos e imagens de Teresa, que estará disponível no site do PSTU. Além deste vídeo, a TV PSTU também preparou um resumo do ato, com as imagens mais marcantes, que pode ser conferido abaixo: