Ato percorre centro da cidade
Centro de Mídia Independente

Comerciantes árabes fecham lojas e engrossam manifestaçãoNesta sexta-feira, dia 21 de julho, aconteceu uma forte manifestação da comunidade arábe de Santa Catarina contra os ataques terroristas do Estado de Israel no Líbano e na Palestina. O ato teve início às 13h, no Centro de Florianópolis. A maioria dos arábes, libaneses e palestinos residentes na cidade fechou as portas de suas lojas comerciais e seus funcionários participaram da manifestação.

O protesto, que reuniu cerca de 500 pessoas, foi coordenada pelo Comitê Palestina Livre, que reúne várias entidades que apóiam a luta contra Israel, em favor da causa palestina. Estiveram presentes parlamentares de vários partidos, sindicalistas e dirigentes de organizações palestinas e libanesas. As falas das pessoas foram marcadas pela indignação contra as mortes na Palestina e no Líbano, principalmente de crianças e idosos. Também foi lembrado os brasileiros de origem árabe que estão entre os mortos e feridos.

Uma das falações do ato foi da senadora catarinense Ideli Salvati, líder do governo Lula no Senado, que repudiou o massacre no Líbano, porém “não lembrou” das tropas brasileiras que Lula enviou ao Haiti a mando de Bush, que também estão massacrando o povo negro do Haiti.

`Joaninha`A militância do PSTU esteve presente, com faixas e bandeiras, e lembrou o apoio incondicional dos Estados Unidos a ofensiva de Israel. A professora Joaninha de Oliveira, candidata pela frente de esquerda, falou em nome do partido e denunciou a hiprocrisia e a manipulação da Rede Globo sobre os acontecimentos no Oriente Médio. Joaninha também afirmou que é preciso denunciar e lutar no Brasil e em todo o mundo para acabar com as invasões imperialistas na Palestina, no Líbano e também no Iraque não esquecendo da retirada das tropas brasileiras do Haiti.