``FotoUm ato no saguão da PUC, nesta sexta-feira, denunciou a prisão de Abla Saadat, esposa de Ahmad Saadat, secretário-geral da Frente Popular para Libertação da Palestina (FPLP). Abla Saadat foi presa ao tentar sair da Palestina para participar como convidada especial do III Fórum Social Mundial.

A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas denunciando a prisão e apoiando a luta pela libertação do povo palestino.

Organizado pelo PSTU e comitês de apoio ao povo palestino, como o Centro Cultural Árabe Palestino Brasileiro, o ato contou também com a presença da representante do Partido Comunista da Jordânia e de comitês de apoio à Palestina, Emily Issa Naffa, que denunciou o apoio financeiro e militar do governo Bush ao primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, para massacrar o povo palestino.

Os participantes levantaram palavras de ordem como “O palestino é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo” e, ainda, “Morra, morra, yanque assassino e viva a luta do povo palestino”.

Segundo José Maria de Almeida, o Zé Maria, dirigente do PSTU, o objetivo daquele ato não era apenas denunciar a prisão de Abla Saadat, mas denunciar também a arrogância e prepotência do governo israelense que pratica há mais de 50 anos na Palestina. Ao final, Zé Maria reforçou o chamado de apoio ao povo palestino: “nosso apoio à luta pela auto-determinação do povo palestino”.

Para o representante do Centro Cultural Árabe Palestino Brasileiro, Nader Alves Bujah, é necessário acabar com a ocuapção israelense: “só haverá paz no Oriente Médio, quando acabar com a ocupação israelense sobre a Palestina”.
Ao final do ato, os manifestantes saíram em passeata pela PUC.