Ativistas protestaram contra a presença de Shimon Peres
Agência Cromafoto

A Frente em Defesa da Palestina realizou, em São Paulo, um ato de protesto contra a presença de Shimon Peres, presidente de Israel. A manifestação aconteceu no dia 12, na Avenida Paulista.

Muitos membros da comunidade árabe, como palestinos, libaneses, jordanianos e sírios, levaram suas famílias à manifestação. A Conlutas, que integra a frente, também marcou sua presença.

Ao som de palavras de ordem como “Shimon assassino do povo palestino”, os manifestantes se dirigiram até a sede da Fiesp, onde o presidente de Israel se reunia com empresários brasileiros.

Peres visitou o Brasil na última semana e encontrou-se com Lula no Palácio do Itamaraty. Lá o presidente brasileiro prometeu auxiliar o processo de paz no Oriente Médio. Contudo, como alegam os manifestantes, não é possível existir paz enquanto existir o Estado de Israel, que impõe a morte e o terror para milhões de palestinos.

Logo após o encontro, a Câmara dos Deputados aprovou um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre o Mercosul e Israel. Assim, o governo do Brasil dá sua contribuição às violações dos direitos humanos cometidas por Israel.

Atualmente, o país mantém relações comerciais com empresas que contribuem ativamente para o genocídio palestino. Companhias como Elbit Systems e Israel Aerospace Industries desenvolvem e vendem armas, equipamentos e tecnologias usados para expandir a ocupação, cometer crimes de guerra e violar os direitos humanos dos palestinos.