Mais de cinco mil ainda estão desabrigados, e casas prometidas nem começaram a ser construídasNo próximo dia 12, acontecerá uma grande manifestação em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. Em janeiro deste ano, a cidade foi arrasada pelas enchentes, e, até agora, a população não teve uma resposta do governo ao problema.

A manifestação está sendo organizada pelo Fórum Sindical e Popular, composto por sindicatos, centrais e organizações de esquerda. O protesto acontece a partir das 15h na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Nova Friburgo é hoje uma bomba prestes a explodir, com atos e manifestações por toda a parte. Três meses após a tragédia, pouca coisa mudou. São mais de cinco mil desabrigados. No último fim de semana, um prédio de três andares desabou num bairro próximo ao centro.

A população ainda luta pelo aluguel social. Já estão começando as demolições, mas as casas populares prometidas não começaram a ser construídas.

O PSTU está com os moradores de Nova Friburgo. O partido vai apoiar e construir junto um grande ato no dia 12 de abril.

Leia, abaixo, o manifesto de convocação para o ato, assinado pelas entidades e organizações envolvidas.

Ato Público
12 de Abril – Terça, a partir das 15h
Obelisco (Praça Dermeval Barbosa Moreira)

Dignidade, Moradia e Trabalho!

Depois da catástrofe, são aproximadamente 5 mil desabrigados e desalojados em Nova Friburgo.

Os governos Municipal, Estadual e Federal até agora só fizeram promessas para solucionar os problemas do povo principalmente nos bairros mais pobres. Em muitos lugares, a falta de energia elétrica, telefones e transportes continuam e a chuva dos últimos dias mergulhou a cidade no caos.

Os trabalhadores e a população pobre são os que mais sofrem com a falta de estrutura da cidade. O aluguel social não supre a necessidade dos desabrigados. As obras feitas na cidade não dão conta nem de manter o centro da cidade e as vias públicas desobstruídos.

As demolições já começaram e não há notícia do começo da construção de casas para os desabrigados, mostrando que pode acontecer aqui o mesmo que aconteceu em Santa Catarina , Angra dos Reis e Niterói: Teremos que voltar para as áreas de risco e ficarmos por nossa conta e risco?

Por isso, nós do Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo convidamos a todos para, no dia 12 de Abril , ocupar a praça e cobrar, num Ato Público, a solução competente e rápida para os problemas dos moradores de nossa cidade.

Que o dia 12 seja um dia de luta para que a tragédia do descaso dos governos não venha a se abater sobre o povo mais pobre e os trabalhadores de nossa cidade.

É HORA DE FALAR E DE SER OUVIDO!

  • Aluguel social para todos os desabrigados e desalojados;
  • Início imediato da construção das casas;
  • Não deslocamento das pessoas de seus bairros;
  • Atendimento imediato dos pedidos de limpeza e obras nos bairros;
  • Dignidade para quem está nos abrigos!Vagas nos hotéis já!
  • Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo

    Assinam:
    COMAMOR, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Metalúrgicos, Construção Civil, Vestuário, Comércio, Hoteleiros, Bancários, Químicos, Marceneiros, Sindsprev, Sinpro, SEPE, Movimento Educacionista, Associação de Docentes da FFSD, CSPConlutas, Intersindical, PSOL, PCB, PSTU, PDT, PT, Grupo de Artes “Theatro D.Eugênia”