É preciso exigir que Dilma conceda asilo ao ex-espião da CIA perseguido pelos EUA

O ex-espião da Agência Nacional de Segurança (NSA) e da CIA, Edward Snowden, acaba de divulgar uma carta aberta em que pede asilo ao Brasil. A mensagem do ex-analista foi divulgada na Folha de S. Paulo no último dia 17 e em vários sites e blogs na Internet. Embora não faça um requerimento de asilo de forma explícita, por razões de diplomacia, o ex-técnico que revelou ao mundo o maior sistema de espionagem da história comandado pelos EUA, deixa claro seu pedido afirmando que poderia contribuir para a investigação dos crimes perpetrados pelo seu país, mas que sua atual condição o impede disso.

A divulgação da carta foi mediada pelo estudante David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald, responsável pela divulgação dos segredos de Snowden na imprensa internacional quando trabalhava para o jornal britânico The Guardian. Em agosto, Miranda chegou a ficar nove horas detido no aeroporto de Londres, sob a justificativa da lei antiterrorismo do país, tendo celular e equipamentos eletrônicos apreendidos pela polícia britânica.

O Brasil foi um dos países mais visados pelo esquema de espionagem dos EUA. A presidente Dilma chegou a ter conversas telefônicas monitoradas e até mesmo a Petrobrás foi alvo da espionagem dos órgãos de inteligência norte-americanos. Como afirma Snowden em sua carta: “Hoje, se você carrega um celular em São Paulo, a NSA pode e mantém o monitoramento da sua localização: eles o fazem cinco bilhões de vezes por dia às pessoas de todo o mundo. Quando alguém em Florianópolis visita uma página virtual, a NSA mantém um registro de quando isso aconteceu e o que você fez lá“.

O ex-técnico de inteligência dos EUA chegou a ficar dois meses retido numa área reservada do aeroporto de Moscou após finalmente receber asilo temporário na Rússia. O status de refugiado de Snowden tem validade de um ano e vai até meados de 2014. Mesmo abrigado no país, o ex-espião vem recebendo toda sorte de pressão e ameaça por parte do governo norte-americano. Tal pressão atingiu seu ápice em julho, quando um avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, foi proibido de pousar na Europa quando seguia de Moscou a La Paz, sob a suspeita de que transportava Edward Snowden. Sob ameaça norte-americana, França, Portugal, Itália e Espanha recusaram permissão para pouso do avião para abastecer, colocando a própria vida de Evo em perigo.

Asilo já!
Quando Snowden fugiu dos EUA e pediu asilo para uma série de países, o Itamaraty sequer respondeu seu apelo. Agora, mesmo depois das revelações que dizem respeito diretamente ao Brasil, o governo não cogita conceder asilo ao ex-espião norte-americano, segundo divulgou a Folha de S. Paulo. Posição lamentável compartilhada pela oposição, como o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), que afirmou que “não existe nada que dignifique esse homem para o Brasil se envolver com essa questão (..). Isso vai trazer mais desgastes ao Brasil no cenário internacional”.

Snowden revelou ao mundo um megaesquema de espionagem e está sendo perseguido pelo Imperialismo por isso. Seu asilo temporário na Rússia vai só até metade de 2014. Só por razões humanitárias seu asilo no Brasil já seria mais do que justificado. Com a revelação da espionagem ilegal dos EUA contra o país, é um crime que o Brasil não conceda refúgio político ao analista. O governo Dilma protestou contra a espionagem norte-americana e a presidente cancelou viagem que faria aos EUA. Mas se quisesse ir a fundo nisso, investigaria de verdade a espionagem que viola a soberania do Brasil, e um passo para isso seria a ajuda do ex-técnico da CIA. Dilma, conceda asilo a Snowden!

ASSINE a petição reivindicando asilo para Snowden no Brasil