A Petrobrás está tendo neste ano o maior lucro de sua história. No entanto, os petroleiros encerraram a campanha salarial com um acordo muito abaixo do que reivindicavam e poderiam ter conquistado. Isso se deve à maioria da direção da Federação Única dos Petroleiros (FUP), hegemonizada pela Articulação, governista e pró-direção da empresa.

Os petroleiros tiveram 15,5% de reajuste (metalúrgicos das montadoras, por exemplo, conseguiram 18,01%). Não conseguiram mais 6% de produtividade e nem a equiparação de direitos para os novos.

A campanha salarial confirmou o enfrentamento do nono congresso da FUP, no qual compareceram o presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, e vários ministros de Lula, demonstrando que a maioria da direção da FUP e dos sindicatos atuariam na campanha como corrente de transmissão da política do governo.

E assim aconteceu. A ação das direções governistas na FUP e nos sindicatos visava impedir que os petroleiros construíssem um acordo que rompesse com a política de arrocho salarial, fosse contrária às reformas trabalhista e previdenciária e ameaçasse o superávit primário que o governo Lula assumiu com o FMI.

Do outro lado, defendendo as reivindicações e a organização da luta, estavam os delegados dos trabalhadores novos e aposentados, prioritariamente do Rio de Janeiro (oposições da bacia de Campos e de Caxias) e os companheiros do MTS de Sergipe, Alagoas e Pará.

Rebelião de base foi a tônica da campanha

Enquanto a FUP atuava para impedir o fortalecimento da campanha, a base lutava para reconstruir os comandos de base e apontar indicativos que pudessem unificar as ações.

Como forma de destruir a campanha, a maioria da direção não indicou a rejeição da proposta de acordo da empresa. Mas foi atropelada pelos trabalhadores em cinco assembléias de base, representando 85% da produção de petróleo, 15% do refino, o prédio da administração central e o centro de pesquisa.
O que se viu foi a base se rebelando: vaiando as intervenções dos governistas, como no prédio central, no Rio de Janeiro, tomando o microfone, como em Taquipe (BA) e aprovando moções de repúdio à condução da campanha, como nas plataformas de Campos (RJ).

Esta rebelião de base não foi suficiente para tirar o controle da campanha das mãos das direções chapa branca, mas fortaleceu a oposição na base.

O boletim Outros 50, que aglutina a oposição à direção majoritária da FUP, se fortaleceu como pólo de unificação das oposições regionais, dos que lutam por sindicatos independentes, pela organização e poder de deliberação da base. A campanha deixou uma lição para os trabalhadores: ou temos sindicatos independentes do governo ou nossas campanhas estarão submetidas às políticas e acordos do governo com o FMI e a Alca. Agora é unificar a luta contra as reformas, o acordo com o FMI e a Alca e pela antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

UMA NOVA DIREÇÃO CONTRA A POLÍTICA ECONÔMICA

A Petrobrás é um dos principais pólos de sustentação da política econômica do governo Lula/FMI, que, para cumprir seu superávit primário, impede a recomposição dos salários. A “reforma” da Previdência, por sua vez, manteve diferenças entre novos e antigos e fortaleceu a tentativa de fazer com que o plano Petros de Previdência não garanta mais benefícios definidos de aposentadoria.
Por sua vez, a Alca leva a Petrobrás a negociar suas ações nos EUA, avançando a internacionalização.
Não é possível lutar em defesa dos trabalhadores, da empresa estatal e sob controle dos trabalhadores e da maioria do povo, sem lutar contra as políticas do governo Lula.
Os petroleiros para lutar precisam de uma nova direção.

Post author Wiliam Côrbo, de Duque de Caxias (RJ)
Publication Date