Os metalúrgicos de Niterói e Itaboraí (RJ) estão em plena campanha para a eleição da nova diretoria do sindicato. As eleições estão marcadas para 28 de janeiro e têm grande importância, uma vez que os metalúrgicos vêm recebendo inúmeros ataques a partir das reformas neoliberais do governo e seus representantes nos governos estaduais e municipais.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí tem grande tradição de luta, sendo um dos mais importantes do país e uma das entidades sindicais mais fortes da região. No entanto, há mais de dez anos está aparelhada pela corrente petista Articulação. Nesse tempo, enquanto os patrões não pararam de aumentar seus lucros, os trabalhadores viram seus direitos serem retirados um a um, com a anuência do sindicato. Os dirigentes sindicais utilizam a entidade apenas como forma de arrancar privilégios e ganhos materiais. Mantém também relações diretas com os governos municipal e federal, defendendo suas políticas contra os trabalhadores.

Por isso, ativistas históricos, bem como jovens trabalhadores, organizaram-se em uma oposição sindical e lançaram uma chapa para as eleições, a Chapa 2, cuja convenção se realizou no dia 3 de janeiro, contando com grande representação. Apesar de a chapa de oposição contar com amplo apoio na base, a direção do sindicato utiliza todos os métodos possíveis para impedir a inscrição da chapa, utilizando fraudes para garantir sua permanência à frente da entidade.

Impugnação
A última manobra ocorreu no dia 15, quando a Articulação tentou impedir que a eleição transcorresse de forma democrática e impugnou a Chapa 2. No entanto, desde o início da construção dessa oposição, a base da categoria tem reafirmado seu apoio e vontade de mudança nos rumos da direção do sindicato, indignada com os anos de perdas salariais e direitos entregues aos patrões pela gestão petista.

A Chapa 2 conta com o apoio e solidariedade de todos os ativistas honestos, nesta luta contra este ataque à democracia operária e à história combativa desta entidade. Moções de apoio à Chapa 2 e repúdio à impugnação podem ser enviadas ao seguinte endereço: [email protected].

LEIA TAMBÉM
Eleição dos Metalúrgicos de Niterói terá chapa de oposição
[ 9/1/2008 19:21:00 ]