Os aposentados e pensionistas se encontrarão neste dia 10 de dezembro, a partir das 10h, na Candelária, para uma caminhada até o INSS, no Rio de Janeiro. Leia abaixo a convocatória do ato, pelo fim do fator previdenciário e contra os efeitos da criseCARTA ABERTA À POPULAÇãO

Porque os aposentados estão nas ruas?

Todo mundo lembra que até bem pouco tempo o presidente LULA dizia que a crise econômica era só lá fora do Brasil e que nosso país não seria atingido. Em alguns momentos, chegou a dizer que as conseqüências seriam “quase imperceptíveis”. Nós, que somos aposentados, mães, pais, avós, vimos, através desta carta aberta, alertar os trabalhadores, a juventude e a população que, infelizmente, ao contrário do que se tentou passar, a atual crise internacional do capitalismo é gravíssima, a quase falência da industria automobilística nos Estados Unidos é uma dura demonstração desta nova realidade da economia mundial.

Os sintomas desta crise já começam a cair em nossas costas, as milhares de demissões que estão acontecendo silenciosamente em diversos cantos do país, as demissões efetuadas na FIAT de Betim (MG), o anúncio das férias coletivas na General Motors, Ford e Volkswagen, os pátios da empresa Vale, maior exportadora do mundo, estão abarrotados de minérios de ferro porque a China diminuiu o seu ritmo de crescimento, a queda dos preços dos alimentos no mercado mundial inviabilizando o aumento da produção agrícola do ano de 2009, isso tudo só confirmam esta nova situação que teremos que enfrentar.

Nossos proventos de aposentadoria e pensões tem sido arrochado entra governo sai governo por exemplo: Fernando Henrique Cardoso, que aposentou-se bem antes de fazer diversas leis que prejudicaram os trabalhadores, editou o famigerado Fator Previdenciário, um verdadeiro redutor de aposentadoria que atacou a vida de milhões de trabalhadores na ora da aposentaria, editou também outra medida que desvinculou a correção anual dos proventos pelo índice do salário mínimo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aposentou-se como metalúrgico da VILLARES, com 100% de seus proventos, não só esta mantendo o Fator Previdenciário, com perdas que vão ate de 40% para mulheres e 35% para os homens como também não revogou a lei de FHC, que desvincula as correções dos nossos proventos pelo Salário Mínimo, nestes dias que antecedem o Natal, seu governo esta se empenhando todo um esforço no sentido de barrar, projetos que tramitam na Câmara Federal, que minimizaria o arrocho salarial por que passa os aposentado do Brasil.

Numa evidente contradição com os sentimentos milhões de brasileiros que lhe deram voto de confiança para fazer mudanças, o atual presidente da republica deixou, ao não revogar as leis de FHC, que milhões de homens e mulheres aposentados caíssem nas garras dos banqueiros pela via do empréstimo consignado.

Estamos nas ruas também para protestar pelo fato do governo, ter dado da de mão beijada R$ 160 bilhões de reais para os ricos banqueiro nacionais, e sinalizar ao mesmo tempo para o corte de 8% do Orçamento do ano 2009, que sabemos afetará principalmente as áreas sociais como Saúde, Educação, Saneamento, Previdência Social, Concursos Públicos, Administração de Pessoal etc. ou seja tudo para as multinacionais, os banqueiros, os patrões que ganharam rios de dinheiro quando tudo corria bem e agora com a crise continuam sendo premiados, os responsáveis pela crise são os ricos, e eles e não nos, que têm que pagar por ela.

– AUMENTO GERAL DO VALOR DOS SALÁRIOS E APOSENTADORIAS!
– FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO!
– VINCULAÇÃO DA CORREÇÃO DOS PROVENTOS AO SALÁRIO MÍNIMO!
– REPOSIÇÃO DAS PERDAS DA APLICAÇÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO!
– REPOSIÇÃO DAS PERDAS DECORRENTES DA DESVINCULAÇÃO DA CORREÇÃO DOS PROVENTOS AO SALÁRIO MÍNIMO!

SINDIPETRO-RJ ▪ APOSCEG ▪ AACRJ ▪ GAPESAMA ▪MAU ▪ CONLUTAS ▪ SINDJUSTIÇA