PSTU-SP

Compas, independentemente de nossas distintas filiações partidárias, estamos fazendo uma campanha democrática, particularmente dentre aqueles e aquelas que lutam contra o racismo e demais formas de opressão, para que Vera, do PSTU, a primeira mulher negra candidata à prefeita na história da cidade de São Paulo e a única concorrendo ao cargo dentre os atuais 14 candidatos (as), tenha a oportunidade de participar dos debate e apresentar suas propostas.

A campanha se faz necessária porque o nome de Vera já foi vetado, sem sequer a apresentação de uma justificativa, para o primeiro debate que será realizado, pela Band, nesta quinta-feira, 1º de outubro. O argumento, geralmente, é a falta de representação parlamentar de nosso partido, algo típico da “democracia dos ricos”, que se utiliza de todos e quaisquer mecanismos para tentar calar a voz daqueles e daquelas que se opõem ao sistema.

Contudo, não nos esqueçamos, também, que vivemos no país mergulhado na farsa do “mito da democracia racial”, que desde sempre tenta silenciar e invibilizar a denúncia do racismo em nosso país. Algo ainda mais evidente quando se quer deixar fora uma mulher negra, nordestina, operária, socialista e revolucionária. Quando se veta uma candidata que tem no centro de seu programa “aquilombar a cidade”, através de um governo baseado na construção de conselhos populares, onde, a exemplo de nossos (as) ancestrais, os trabalhadores, o povo das periferias e quebradas e setores historicamente oprimidos possam debater e resolver os graves problemas sociais e deliberar sobre seus próprios destinos.

E quem não quer permitir que Vera exponha suas ideias são os “sinhôs” de sempre e seus representantes na mídia, nas artes, na cultura e educação. Os mesmos que tentaram “apagar” figuras como Dandara, Luiza Mahin, Tereza de Benguela e tantas outras de nossa História.

O que queremos é simplesmente o direito de que Vera tenha o direito de debater, de mostrar ao público que mulheres negras também têm e fazem a História. Se você apoia que o debate seja democrático, deixe sua mensagem para Vera nos comentários ou compartilhe esta mensagem.