Plenária em Salvador aprovou ações de solidariedade na volta às aulasCom cerca de 200 estudantes presentes, a plenária nacional da Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre), realizada durante o Fórum Social Mundial Temático da Bahia, aprovou a adesão da entidade à campanha da Conlutas de solidariedade classista aos trabalhadores do Haiti.

Na mesa de abertura, além da presença da própria Conlutas, Andes-SN e da Anel-BA, destacou-se o depoimento do estudante da Unicamp Otávio Calegari, que estava no Haiti durante o terremoto. Otávio, que também constrói a Anel em sua universidade, pôde testemunhar o papel repressivo das tropas brasileiras e desmentiu em sua fala a farsa da “ajuda humanitária” do governo Lula. “Ouvi do comandante das tropas brasileiras no Haiti que a ação do exército era um laboratório para a ação em favelas e comunidades carentes do Brasil”, disse o estudante diante de um plenário sensibilizado com tragédia.

A plenária ainda aprovou a publicação de uma carta ao conjunto dos lutadores do movimento estudantil, chamando a mais ampla unidade para lutar em defesa do ensino público e dos direitos da juventude e convocando a incorporação dos estudantes à construção do Congresso de Unificação, no mês de junho.

Durante a atividade, foram recolhidos cerca de R$ 300 entre os presentes que serão remetidos ao movimento operário haitiano. Com a volta às aulas se aproximando, a Anel organizará a coleta de fundos nas entidades e na base das escolas e universidades, através de iniciativas como a venda de camisetas da campanha.

Post author Jorge Badauí, da Secretaria Nacional de Juventude do PSTU
Publication Date