Estudantes denunciam agressões da polícia durante a desocupação, mesmo não tendo resistido à prisãoCerca de 70 alunos da USP permaneciam presos até o início da noite dessa terça-feira no 91º Distrito Policial após terem sido detidos na invasão policial à reitoria da universidade, na manhã nesse dia 8. Apesar do rateio das entidades sindicais organizado pela CSP-Conlutas ter garantido o pagamento da fiança, de quase R$ 40 mil no total, os estudantes ainda aguardavam liberação e exame no IML, o que deveria acontecer até o final da noite.

Os alunos ainda estavam nos ônibus em que foram conduzidos à delegacia. Segundo a advogada da CSP-Conlutas que acompanha os alunos, Eliana Ferreira, vários apresentam sinais de agressão. Os estudantes denunciam que foram agredidos pelos policiais durante a desocupação, apesar de não terem resistido à prisão.

Os pais dos estudantes acompanham as prisões com muita apreensão. Durante a tarde a mãe de um dos estudantes chegou a ser detida acusada de ‘desacato´ a um policial, quando tentava apenas ver o filho. Mas foi liberada em seguida. “Os pais estão muito aflitos, mas agora estão mais calmos”, informou a advogada.

Indiciados
Uma vez libertados, os estudantes continuarão respondendo pelos crimes em que foram indiciados: desobediência e dano ao patrimônio. Somados, podem dar até três anos de prisão.