No congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE), os companheiros da Articulação de Esquerda, com o claro objetivo de ganhar a entidade e derrotar o PC do B, fecharam uma aliança com a Articulação, com o PPS de Ciro Gomes, o MR-8 (PMDB) e com o PFL de Jorge Bornhausen. Infelizmente, participaram também nessa aliança os companheiros da Força Socialista e de O Trabalho. Em troca, os companheiros não apoiaram nenhuma resolução contra a política de transformar a UNE em correia de transmissão do governo Lula.

E o pior é que os companheiros pretendem repetir esta política no congresso da UEE–SP e no CONUNE.

Essa política é um grande crime contra a construção de uma verdadeira alternativa de direção para o movimento estudantil (ME).

Esses setores com quem a esquerda petista busca aliança não participam das mobilizações do ME. Ao se unir a Articulação e ao PPS, a esquerda vai levar a UNE a estar mais integrada ao governo. A democracia da entidade será ainda mais golpeada, já que uma aliança como essa só pode ser construído com muito fisiologismo e negociação de cargos.

Chamamos os companheiros da esquerda do PT a rever essa posição, e mudar radicalmente essa política. Chamamos a construção de um outro campo, que nada tem a ver com a direita e a Articulação.

Temos que construir uma chapa de esquerda e socialista. O ME precisa de uma alternativa real de direção que defenda:

  • Uma UNE democrática, de luta e independente!
  • A ruptura com a Alca e o FMI, que Lula pare de pagar a dívida externa e convoque o plebiscito oficial sobre a ALCA já;
  • Que Lula revogue a reforma educacional de FHC e invista 10% do PIB na educação já;
  • Que diga não a mercantilização da educação: pela redução das mensalidades, e combate ao crescimento do ensino privado;
  • Que a UNE saia já do CDES do governo;
  • Que diga não à reforma da Previdência que retira direitos e ataca a educação, que apóie o funcionalismo e às lutas dos trabalhadores.

    Post author da redação
    Publication Date