`FotoEntre 23 e 25 de janeiro, reuniram-se em São Paulo (SP) cerca de 50 advogados, professores e estudantes no II Seminário Jurídico do Instituto José Luis e Rosa Sundermann. Participaram companheiros do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas e São Paulo.

O encontro foi um verdadeiro sucesso, com discussões políticas de alto nível, tanto no que diz respeito às exposições dos palestrantes, como na participação do plenário.

Os advogados, estudantes de Direito, marxistas e revolucionários presentes decidiram por uma integração maior do Instituto aos movimentos populares, principalmente na luta da terra e por moradia, sem descartar as lutas dos camelôs e de perueiros e demais setores explorados.

Por isso, vamos impulsionar as campanhas de denúncia sobre militantes e ativistas dos movimentos sindicais e populares assassinados, que sofreram atentados ou que estejam presos, ou tenham ordens de prisão. Dentro desta perspectiva destaca-se a campanha por punição exemplar dos assassinos dos dirigentes José Luis e Rosa Sundermann, assassinados há dez anos. Para isso serão organizadas manifestações no dia 12 de junho em São Paulo, São Carlos e em várias outras cidades, como Ribeirão Preto. Fará parte da campanha a realização de um documentário sobre o crime e sua investigação, denunciando a Corte Internacional de Justiça da OEA. Não foram esquecidos o assassinato do companheiro Gildo Rocha, em Brasília, e a tentativa de homicídio do André Pehle, de Porto Alegre.

Também foi aprovada a produção da uma revista jurídico-marxista a partir dos temas dos encontros, a cargo da comissão editorial, já formada, que aponte na perspectiva da construção da Corrente Política Jurídico-Marxista, e a publicação de livros sobre Marxismo e Direito, em 2005.

Os movimentos populares, que terão muitos enfrentamentos com o governo Lula em 2004, sabem que poderão contar com o corpo jurídico do Instituto José Luis e Rosa Sundermann.

Post author
Publication Date