Neste final de semana, aconteceu, em Brasília, uma importante reunião da Assembléia Popular. Por um problema prático – ainda não foi possível terminar a apuração dos votos – a entrega do resultado do Plebiscito, também em Brasília, foi adiada para os dias 8 e 9 de outubro. Entretanto, as manifestações previstas para o dia 25, data em que seria a entrega, serão mantidas.

A apuração do Plebiscito caminha para sua reta final, já com uma grande vitória. Até o momento, estima-se que cerca de 2,3 milhões de votos já tenham sido apurados, com uma vitória indiscutível do “não” em todas as questões. Destes, a maioria foi recolhida nas cédulas com as quatro perguntas.

A CUT e a UNE, após ter tentado impedir que fossem feitas as quatro perguntas para poupar Lula, boicotaram, na prática, o plebiscito. Mesmo os votos nas cédulas cutistas foram muito poucos comparados ao esforço dos demais setores, como a Conlutas, a Intersindical, pastorais de igreja, entre outras.

Em outubro, todos a Brasília
O movimento deve concentrar esforço, agora, na preparação de uma grande marcha a Brasília no dia 24 de outubro. As entidades e organizações já começam a preparar as caravanas nos estados.

A reunião da Assembléia Popular definiu, ainda, que no dia da marcha será feita uma cobrança pública ao governo e demais autoridades para que sejam tomadas providências com relação ao resultado do Plebiscito.