SINJUS – PR
Realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Curitiba, o 70 Congresso dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Conseju-PR). O principal assunto discutido pelos participantes foi a atuação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Por 36 votos a 25, e uma abstenção, os servidores aprovaram a desfiliação do Sindijus-PR da CUT. Antes da votação, o tema foi discutido em um painel com a participação de José Maria de Almeida, presidente nacional do PSTU, e Miguel Baez, membro da direção da CUT-PR.

SINASEMPU
A maioria dos cerca de 70 delegados, de praticamente todos os estados, votou pelo indicativo de filiação à Conlutas na IX Assembléia Geral Ordinária do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SINASEMPU). A assembléia ocorreu nos dias 26 a 29 de outubro em Belém (PA). Agora será realizado um plebiscito nos próximos meses, no qual a base de filiados da entidade irá se posicionar sobre o indicativo.

SINTESEP – PA
Sob a bandeira de “Unificar os Trabalhadores Para Derrotar a Corrupção, o Projeto Neoliberal de Lula/FMI e Reconstruir os Serviços Públicos”, o Congresso dos servidores públicos federais do Estado do Pará foi marcado por um caloroso debate sobre a necessidade da desfiliação do SINTSEP-PA da CUT e a construção da Conlutas. A proposta sobre a desfiliação da CUT e a entrada na Conlutas venceu por goleada. Foram 71 votos a favor da desfiliação da CUT e pela adesão à Conlutas. O SINTSEP é o maior e mais importante sindicato dos servidores federais no Estado do Pará. Possui cerca de 7 mil sindicalizados, e representa cerca de 20 mil servidores.

Post author
Publication Date