O sistema financeiro é o que existe de mais parasitário na economia capitalista. É preciso acabar com essa farra, estatizando os bancos privados – sem pagar indenização aos banqueiros – colocando-os sob o controle dos trabalhadores.

Os dados apresentados já dizem por que os banqueiros devem ser expropriados sem indenização. Devemos fazer uma auditoria sobre os bancos privados para identificar os rombos e os desfalques, e prender todos os responsáveis.

Só assim é possível baixar os juros, acabar com a especulação e destinar investimentos à produção. Com a estatização dos bancos privados sob o controle dos trabalhadores seriam eliminados cerca de 80% da dívida interna, que hoje se encontra nas mãos dos banqueiros. Isso garantiria uma reorientação que privilegiasse os investimentos na indústria, na agricultura e na reforma agrária e o financiamento de um plano de obras públicas (construção de casas populares, obras de infra-estrutura etc.) para combater o desemprego. Hoje, os bancos estatais fazem o oposto, destinando bilhões para alimentar a especulação financeira.

A estatização também permitiria a recuperação dos empregos entre os bancários, reduzindo a jornada de trabalho, sem redução salarial, para 35 horas semanais. A estatização do sistema financeiro é a única forma de acabar com a agiotagem, garantindo créditos mais baratos para a população mais pobre.

Além disso, toda a população deve prestar apoio aos bancários em greve contra o arrocho salarial, que estão exigindo 25% de reajuste.
Post author
Publication Date