É preciso lutar e é possível vencer! Frase perfeita para esse momento. A onda de protestos no Brasil já obteve inúmeras vitórias. Além da imensa vitória de ver tanta gente na rua, acreditando que é a luta coletiva que vai fazer mudar a vida, já tivemos também outras conquistas concretas. A revogação do aumento da tarifa em mais de 10 capitais do país foi só o início. Está cada vez mais claro que a juventude nas ruas tem força para muito mais!

Ontem, Dilma teve que dar algumas respostas a todo esse movimento que está sacudindo o Brasil. Se agora o governo tem que anunciar uma “agenda positiva” é porque muita gente foi pra rua, levando apitos, cartazes, faixas e bandeiras, reivindicando melhorias do país. E não porque eles são “bonzinhos” e agora se arrependeram de erros. Ao mesmo tempo, temos que entender o que significa esse movimento do governo.

A rejeição da PEC-37 no Congresso é, sem dúvida, uma vitória, pois ela retirava o poder de investigação do Ministério Público, o que poderia facilitar a corrupção. Mas deve ser encarado por nós como o primeiro passo. Porque a corrupção no país é muito séria e não se resolve fácil… É necessário, por exemplo, que os corruptos e os corruptores (entenda-se: também os donos das empresas que ganham com as falcatruas) sejam presos e tenham que devolver todo o dinheiro que roubaram pra população.   

A aprovação do projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde poderia ser uma grande vitória, pois poderíamos pensar: vem mais recursos pra educação. Mas infelizmente não é bem assim que a banda toca! O que a UNE, o governo Dilma e os deputados escondem é que só há royalties, pois o petróleo está sendo entregue às multinacionais em grandes leilões. De uma só vez, o governo Dilma entregou 289 blocos, maior até mesmo do que todos os leilões realizados pelos governos FHC. Nós da ANEL continuaremos a lutar pelos 10% do PIB, mas diferente do que a UNE e o governo defendem, queremos que seja exclusivamente para a educação pública e  que seja investido agora, não para daqui há 10 anos. E que o dinheiro não venha da privatização das nossas riquezas, mas sim de uma Petrobrás 100% estatal.

Outro tema bastante falado ontem foi a reforma política… Sim, queremos reforma política! Não essa que a Dilma está falando. Queremos uma reforma política que impeça Felicianos da vida de comandar comissões. Que de fato combata a corrupção e não deixe Renan Calheiros na presidência do Senado. Aliás, queremos questionar a existência desse Senado, anti democrático e corrupto… E queremos que os políticos ganhem como um professor.

Ontem, Renan Calheiros prometeu pressa pra resolver os problemas sentidos pela população em luta. Falou em passe livre nacional e tudo… Sim, o povo acordou e agora temos pressa! Vamos seguir lutando e gritando bem alto:

 

– Passe-Livre Já, Brasil! Estatização do transporte coletivo, rumo à Tarifa Zero!

– Menos dinheiro para a Copa e mais para a Educação Pública! 10% do PIB Já, com royalties não dá!

– Não aos leilões do Petróleo! Petrobrás 100% estatal!

– Quem derrubou a tarifa vai derrubar Feliciano! #amornaotemcura

– Abaixo a Corrupção e a velha política! Todo político tem que receber igual a um professor! Os corruptos e corruptores devem ser presos e devolver o que roubaram para a população!

– Não à repressão e à criminalização do movimento. Desmilitarização da Polícia já! Fim da Tropa de Choque!