Nos dias 3 e 4 de junho, dias que antecedem o Congresso de unificação, também em Santos, acontece o Congresso Nacional da Conlutas. A pauta e os horários exatos de funcionamento do congresso ainda serão definidos pela coordenação da entidade.

Os critérios de eleição dos delegados do movimento sindical e do movimento popular para o Congresso da Conlutas serão iguais aos do Congresso de Unificação. Posteriormente, será definido pela Conlutas o critério de eleição dos delegados do movimento estudantil e dos movimentos de luta contra as opressões.

O objetivo é fazer um grande congresso, com a participação de delegados de todas as entidades e movimentos filiados, além da importante presença de observadores de todos os setores que se aproximaram da Conlutas nos últimos meses, mas que ainda não são filiados.

Este congresso será de fundamental importância, pois nele será discutido o balanço da construção da Conlutas, principalmente seu papel nos últimos anos na luta de classes no país e no processo de reorganização. Nele será definido, com votos dos delegados de base, se a Conlutas participará do processo de fusão com as organizações que convocam o congresso de unificação.

Serão definidas ainda, as propostas que a Conlutas apresentará ao Congresso de unificação, especialmente a posição em relação às polêmicas sobre seu caráter, funcionamento e a direção da nova organização.

A realização de um grande e representativo Congresso da Conlutas será fundamental para fortalecer as posições acumuladas pela Conlutas no processo de reorganização e fortalecerá ainda mais a entidade que deverá surgir do Congresso de unificação.
Post author
Publication Date