`cartazNo dia de ontem (29/9), banqueiros e o governo Lula tentaram atacar os bancários. O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) expediu uma liminar determinando 60% de contingente em todas as dependências bancárias.

Mas o movimento não cedeu. Seguindo o exemplo dos bancários do Ceará, onde a greve foi inclusive julgada abusiva, os bancários de São Paulo também rejeitaram a liminar e votaram pela continuidade da greve.

É preciso esclarecer que o Tribunal ainda não julgou as cláusulas econômicas e a abusividade ou não da greve, dando mais cinco dias para as partes negociarem.

Banqueiros e governo esperavam com isso criar um fato nacional, acabar com a greve em São Paulo e em seguida no país. Mas não conseguiram. E como a população odeia os banqueiros, e apóia a luta dos bancários, a greve continua. Magnus Apostólico – negociador da Fenaban – foi obrigado a declarar na TV (Jornal Nacional), que a Fenaban está aberta às negociações desde que apresentemos contra-proposta. Declarou ele ‘Estamos sempre abertos a receber do movimento qualquer alternativa que seja viável para fechar o acordo(…)cabe ao movimento apresentar a alternativa que seja viável’.

Para o governo e os banqueiros, é muito complicado terem as eleições atravessadas por uma greve nacional de bancários. Apesar das repressões da polícia e ameaças de cortar o ponto, a greve segue forte nacionalmente, causando divisões dentro do governo.

Por enquanto, é a ala dura que dá as cartas, que aposta em derrubar a greve antes das eleições. Mas eles não estão conseguindo, a cada dia a situação vai ficando mais complicada para eles, ainda mais quando aposentados, têm de receber no dia 3 de outubro e as eleições estão polarizadas.

Evidentemente eles tentam nos culpar a greve por isso, mas a responsabilidade é toda do governo e dos banqueiros que não querem negociar.

A responsabilidade do pagamento dos aposentados é do governo

O governo e os banqueiros querem jogar em nós a responsabilidade pelas dificuldades que enfrentarão os clientes nos próximos dias. É preciso deixar claro, a culpa não é dos bancários e sim do governo e dos banqueiros que são intransigentes. Aliás, quem vive maltratando os aposentados é justamente o ministro Berzoini.

Pois o setor que mais lucra neste país, é um dos que mais demite, no setor privado, e arrocha salário nos públicos.

Os bancários devem seguir firmes, e se for necessário que ninguém mais pague conta neste país enquanto o governo e os banqueiros paguem suas contas com os trabalhadores dos bancos. Estamos no final da luta, o país começou junto nesta greve e sairá junto, com vitória.