Moradores são agredidos dentro das tendas montadas pela prefeitura para receber os desabrigadosA situação é de tensão e perplexidade em São José dos Campos (SP), cidade em que a Polícia Militar executou de forma ilegal uma ordem de reintegração de posse suspensa pela Justiça Federal na manhã desse domingo, dia 22 de janeiro. A região no entorno da ocupação do Pinheirinho, na zona sul, está completamente sitiada pela polícia e soldados da Guarda Municipal, que impedem qualquer aproximação da imprensa ou dos próprios moradores do entorno.

O Portal do PSTU está no local e ouviu relatos de indignação e revolta dos moradores e dos vizinhos à área. Um dos moradores saiu de manhã para comprar pão e ao retornar, deparou-se com o monstruoso aparato da Polícia Militar, que o impediu de entrar. O Portal também pôde testemunhar diversos feridos pelos disparos de bala de borracha, incluindo um adolescente de 14 anos. Inúmeras mães denunciam que foram impedidas pela polícia de pegar os próprios filhos dentro da ocupação. “A gente está aqui é para o ver o bagulho ficar louco” , respondeu um soldados aos apelos de uma das mães.

Há inúmeros relatos de agressão policial contra idosos, mulheres e até deficientes físicos. A polícia reprime de forma indiscriminada qualquer um que apareça na frente.

Repressão e abuso nas tendas da prefeitura
Por volta das 16h30 o Portal do PSTU flagrou um verdadeiro absurdo dentro das tendas montadas pela prefeitura para abrigar os moradores do Pinheirinho. A Guarda Civil reprimia com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha os moradores, boa parte deles mulheres e crianças. Um fotógrafo foi espancado e colocado dentro de um carro. A situação é de caos e de desespero. Os moradores estão absolutamente desamparados.