o mês passado e este início de julho têm sido de muita alegria para os militantes do PSTU. As comemorações pelo aniversário de 15 anos do partido estão reunindo não só a militância, mas amigos do partido, simpatizantes, ativistas e
ex-militantes. Confira algumas delas

São Paulo (SP)
Na capital paulista, mais de 400 pessoas participaram do ato que teve exposição de fotos e de jornais do partido, exibição do documentário “Meu partido é assim” e falas de militantes veteranos e jovens. Muitos se emocionaram ao ver passar na tela a história de muitas batalhas junto à classe trabalhadora.
Alguns dos personagens do filme estavam presentes. Waldo Mermelstein, fundador da corrente vindo do Chile em 1974, foi um deles. Além destes, o partido teve a honra de contar com a presença dos haitianos Didier Domique e Carole Pierre Paul-Jacob. Uma festa junina fechou a comemoração.

ABC Paulista
O ato foi marcado pela história da presença do partido na classe operária. A região foi palco das maiores mobilizações operárias nas décadas de 1970 e 1980. A Convergência Socialista, principal corrente que deu origem ao PSTU, estava lá. Hoje, anos depois, o PSTU continua inserido nas fábricas do ABC.

José Cantídio, o “Cipó”, e Emmanuel Oliveira, militantes históricos que ajudaram a dirigir as greves e mobilizações, contaram parte dessa história. Joana Salay, estudante e militante da juventude do PSTU há cinco anos, demonstrou como o partido esteve presente durante esses anos nas lutas da juventude e como essa juventude se coloca ao lado da classe operária.

Os ex-militantes Maria Cristina Salay e Lucas Marciel foram convidados de honra.
Maria Cristina contou a experiência das mulheres numa greve importante em que um cordão feminino garantiu a paralisação. “Quando as pessoas atingem um grau de consciência e partem para a ação, não tem quem segure”, disse.

Fortaleza (CE)
Em Fortaleza, o partido comemorou o aniversário no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, categoria com a qual o PSTU anda lado a lado na capital cearense. O ato do dia 3 de julho também teve a presença de trabalhadoras da confecção feminina, entre outras categorias. O professor Fábio José apresentou a palestra “A atualidade e a necessidade do partido revolucionário”. O ato também teve um painel vivo sobre a história do partido. Um vídeo produzido pelos militantes locais foi exibido e está disponível no Portal do PSTU.

Campo Grande (MS)
A comemoração foi realizada no último dia 20 de junho, na sede do Sindicato dos Ferroviários, em Campo Grande. Foi ministrada a palestra “O imperialismo diante da crise mundial”, que abriu um rico debate sobre o tema. Também foi apresentado um vídeo que contava a história do partido, além de uma exibição de imagens de uma retrospectiva do partido em Mato Grosso do Sul.

Participe você também dessa celebração
As comemorações continuam durante os meses de julho e agosto. Confira as próximas atividades. A agenda completa está no Especial 15 Anos do Portal do PSTU.

Rio de Janeiro (RJ)
9 de julho, 18h30
Ato Político
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRJ (Rua Moncorvo Filho, 8, Centro)

Belo Horizonte(MG)
7 de agosto, sexta-feira, 18h30
Palestra e confraternização
Local: sede da Conlutas-MG (Rua da Bahia, 504, 3º andar – Centro)
29 de agosto, sábado, 21h
Festa em local a confirmar

Contagem (MG)
8 de agosto, sábado, 9h
Palestra
Local: sede do PSTU (Rua França, 532 – Bairro Eldorado)
13h: Feijoada Mineira

Ribeirão Preto (SP)
11 de julho, sábado, 17h
Palestra, depoimentos e artes
Exibição do documentário “Meu partido é assim”
Local: UGT (Rua José Bonifácio, 59, Centro)

Juazeiro do Norte (CE)
11 de julho,sábado, 14h30
Debate e exibição do documentário Meu partido é assim
Local: Círculo Operário (Rua padre Cícero, 147)
12 de julho, domingo, 10h
Feijoada
Local: Área de lazer do Colégio Salesianos (Rua Padre Cícero, 1.492)

Aracaju (SE)
7 de julho, terça-feira, 19h
Ato político e exibição do documentário Meu partido é assim
Local: Sindipetro-AL /SE (Rua Siriri, 629, Centro)

Porto Alegre (RS)
14 de julho, terça-feira, 19h
Palestra com o professor Valério Arcary

Post author
Publication Date