O ultraconservador Severino Cavalcanti, 74 anos, é um típico representante da maioria dos deputados. Desde os anos 1960 na política, já trocou de legenda seis vezes, sempre se aninhando com o grupo político no poder. De mentalidade medieval, confunde Igreja com Estado e vê o homossexualismo como depravação. Em sua primeira entrevista coletiva, no dia 16, mostrou toda a sua veia conservadora e homofóbica, declarando-se contra a legalização do aborto (inclusive em casos de estupro) e a união civil entre homossexuais.

Por duas vezes Severino havia se candidatado à Presidência da Câmara, mas sempre renunciava em troca de cargos em alguma comissão parlamentar. Desta vez, em meio à disputa entre a oposição burguesa e o governo, o grande beneficiado foi um legítimo representante do “baixo clero” – nome dado ao grupo de parlamentares sem muita notoriedade, mas que ganha a vida nas sobras de grandes negociatas.

Defendendo aumento dos salários e recesso de 90 dias para os parlamentares, Severino se elegeu com os votos dos mesmos 300 picaretas que há tempos Lula denunciou, mas que hoje são considerados “aliados”.

Post author
Publication Date