A participação de IU no processo eleitoral foi uma conquista importante ainda que não tenha conseguido eleger nenhum parlamentar, porque ofereceu uma alternativa de esquerda no processo eleitoral dominado pelos partidos burgueses e acumulou forças para os próximos embates da luta de classes.

A participação do PT no processo eleitoral foi extremamente vitoriosa. O objetivo fundamental do partido era construir uma alternativa de esquerda no processo eleitoral que demarcasse um programa anti-imperialista e anti-capitalista para fortalecer uma saída revolucionária para a crise do Paraguai. Como resultado, o PT quadruplicou suas forças militantes nos setores sociais mais importantes do país.

O Resultado Eleitoral do IU

O IU apresentou mais de 500 candidatos em todo o país, na sua ampla maioria, dirigentes sociais, camponeses, operários e populares. Participaram de IU o Partido Pátria Livre, o Partido dos Trabalhadores, seção da LIT, a Corrente Gremial Camponesa, organização camponesa que reúne 29 agremiações, uma organização indígena do Chaco paraguaio, entre outras. O programa de IU sintetizava-se em Terra, Trabalho e Soberania e seu slogan foi: 6 es la lista, el resto es capitalista.

A chapa presidencial encabeçada por Tomás teve 4.549 votos (0,31%), com índice máximo de 1,4% em Concepção, estado do norte do país, ficando em sexto lugar entre nove candidatos a presidente.

A chapa de governadores (que se apresentaram em 10 dos 17 estados) obteve 7.885 votos com média de 0,92%, cujo índice máximo foi de 1,78% em Concepção.

A chapa para o Senado encabeçada por Juan Arrom, do Partido Pátria Livre, alcançou 16.074 votos e índice de 1,04%. Para eleger necessitava de 2% dos votos, aproximadamente 30 mil votos. A de deputados alcançou nacionalmente 16.123 votos com uma média de 1,14% dos votos, com um índice mais alto em Concepção com 2,55% dos votos.

Para as juntas departamentais (deputado estadual no Brasil) foram 10.274 votos com média de 1,09%. Foram 2,57% em Concepção, e por pouco o candidato do PT da região não foi eleito.
Post author
Publication Date