Para avaliar a auto-suficiência do petróleo brasileiro, o Opinião Socialista procurou Fernando Siqueira, diretor da AEPETQual é a avaliação da AEPET sobre a provável conquista da auto-suficiência do petróleo pelo Brasil?

Fernando Siqueira – Com a auto-suficiência você teria independência da questão do petróleo, poderia deixar de importar e reverter isso em favor da população. O problema é que, alguns anos atrás, venderam ações da Petrobras lá em Wall Street.

Esses investidores só querem lucros cada vez maiores da empresa. Nesse aspecto, a auto-suficiência só vai estar beneficiando investidores estrangeiros. Além disso, a ANP [Agência Nacional do Petróleo] está licitando áreas de petróleo e gás, onde a Petrobras investiu em mapear as reservas. Em função da absurda lei 9.478, estão leiloando essas áreas e as empresas que estão lá produzindo o petróleo, pelo artigo 26 dessa lei, se tornam proprietárias das reservas e só podem exportar. Então, no momento em que o país estará auto-suficiente, todo o petróleo que for produzido será exportado.

OS – Isso poderá fazer que nossas reservas se esgotem rapidamente?
Siqueira – Havendo exportação haverá a redução do tempo desse petróleo. A nossa previsão é que as reservas durem cerca de 15 anos. Aí o país voltará e ser exportador de petróleo num momento em que vários analistas sérios estão prevendo o pico da produção mundial.

Post author
Publication Date