Marina Cintra, de São Paulo (SP)

Só no Paraná, já são mais de 50 escolas ocupadas. Além disso, também já tem escolas ocupadas em mais seis estados pelo país! A juventude está lutando contra mais este ataque de Temer chamado “reforma do Ensino Médio”. Devemos construir uma luta forte e nacional contra essa reforma e também contra o governo de Temer, inimigo da educação, dos trabalhadores e da juventude. A PEC 241, que congela o orçamento das áreas sociais, é o exemplo de mais um ataque que atinge os jovens e trabalhadores.

Para derrotar esses projetos que retiram nossos direitos, é importante os estudantes se unificarem com os trabalhadores, pois a política de cortes na educação e nos direitos trabalhistas fazem parte do mesmo objetivo de favorecer os ricos e poderosos. Só poderemos derrotar os governos com essa unidade, construindo uma Greve Geral que pare o país. Somos a juventude que tem lado! Estamos juntos com os trabalhadores incondicionalmente por entendermos que apenas este setor é capaz de derrotar os capitalistas e seus governos.

Dia 18 de outubro faremos uma mobilização nacional contra a reforma do Ensino Médio. Queríamos convidar a todas e todos a paralisarem suas aulas nesse dia, para construirmos uma forte mobilização nacional de estudantes e trabalhadores! É preciso organizarmos a luta democraticamente, com amplas assembleias e com os estudantes decidindo os rumos do movimento e não velhas entidades pelegas como a UBES.

O que é mesmo a reforma do Ensino Médio?
No último dia 22 de setembro, Michel Temer anunciou a medida 746/2016. Essa medida vai contra reivindicações históricas dos trabalhadores e da juventude, que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Essa Medida Provisória traz na bagagem a privatização do Ensino Médio, a desqualificação dos professores, além da retirada das matérias de sociologia, artes, filosofia, espanhol e educação física da grade curricular obrigatória.

Esse é mais um ataque iniciado pelo governo Dilma (PT) e agora aplicado pelo governo Temer, mostrando que todos os governos querem privatizar a educação e dar dinheiros aos banqueiros. Dessa forma, devemos lutar por todo país, nas escolas, nas ruas, nos bairros, universidades com professores, comunidade e estudantes contra mais esse ataque e para tirar Temer e todos que cortam da educação pública!

Fora com a reforma do Ensino Médio!
Fora Temer! Fora todos!
PT, PMDB, PSDB e o Congresso Nacional não nos representam!
Pela unificação das lutas e construção da greve geral! Construir nas lutas a aliança operário estudantil!

 

por Marina Cintra, de São Paulo (SP) e Mandi Coelho de Curitiba (PR)