Foto: Sindmetal-SJC

Sindicato está buscando na Justiça a suspensão das demissões e estabilidade para todos os trabalhadores

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região apresentou uma proposta de indenização aos trabalhadores demitidos da General Motors em audiência de conciliação realizada nesta terça-feira, dia 14, em Campinas. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai apresentar a proposta aos metalúrgicos em data a ser definida.
 
O desembargador Henrique Damiano, que presidiu a audiência, propôs que a GM estenda a todos os trabalhadores demitidos no dia 31 de dezembro os benefícios concedidos no Programa de Demissão Voluntária (PDV) aplicado em setembro.
 
Propôs, também, a reintegração de todos os estáveis (lesionados e funcionários em fase de pré-aposentadoria), assistência médica por quatro meses após a data do aviso prévio e a discussão entre empresa e Sindicato sobre o nível de emprego na planta de São José dos Campos.
 
No caso dos trabalhadores que estão em fase de pré-aposentadoria (até 24 meses antes da concessão do benefício previdenciário), receberiam indenização referente ao período de contribuição.
 
O Sindicato está buscando na Justiça a suspensão das demissões e estabilidade para todos os trabalhadores. A audiência de conciliação foi em resposta à ação movida pelo Sindicato contra a GM. O próximo encontro no TRT acontecerá na quarta-feira, dia 22, às 14h30.
 
No final de dezembro, a montadora demitiu 687 trabalhadores, rompendo acordo assinado em janeiro de 2013 com o Sindicato, que previa abertura de negociação em 2014 sobre o nível de emprego na fábrica. Desde então, o Sindicato vem realizando uma campanha nacional para a suspensão das demissões.
 
Os cortes são resultado do fim da produção do modelo Classic no setor MVA (Montagem de Veículos Automotores), em São José dos Campos. A GM transferiu a linha para a fábrica de Rosário, na Argentina, apesar de todos os benefícios fiscais que vem recebendo do governo federal.
 
 
LEIA TAMBÉM: