Foto Sérgio Koei
Redação

Icarabe

A diretora de Comunicação e Imprensa do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Soraya Misleh, apresentará seu livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina” na próxima sexta-feira, 14 de julho, às 19h30, no bar e espaço cultural Al Janiah, em São Paulo. O evento terá debate com participação do professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Reginaldo Nasser.

Publicado pela editora Sundermann, o livro da jornalista palestino-brasileira é fruto de dissertação de mestrado concluída em 2013 no programa de Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A publicação traz contextualização histórica sobre os acontecimentos que culminaram na Nakba (catástrofe palestina que significou a criação do Estado de Israel em 15 de maio de 1948), debruçando-se sobre o processo de expulsão e destruição da aldeia de Qaqun naquele ano, onde o pai da autora nasceu. Resgatar essa memória é fundamental ao reconhecimento histórico necessário a uma solução justa, que contemple o retorno dos milhões de refugiados palestinos às terras de onde foram e continuam a ser expulsos.

Neste conciso e notável relato histórico sobre a catástrofe na Palestina em 1948, Soraya Misleh transcreve a fala de alguns sobreviventes de Qaqun, uma das centenas de aldeias e vilarejos destruídos por forças paramilitares sionistas. Além de analisar as origens da ideologia sionista – conceito-chave para a compreensão da Nakba -, a autora dá voz a alguns palestinos que, forçados a deixar sua terra, sobrevivem penosamente em campos de refugiados. Mas apesar da extrema brutalidade da limpeza étnica, a Palestina e seu povo não desapareceram. Ou, como diz um sobrevivente da catástrofe: ‘A Palestina é um nome e um corpo, uma coisa amável que jamais se esquece”, comenta o escritor Milton Hatoum.

A publicação contou com o apoio do Instituto Brasil-Palestina e custa R$ 20,00.

Mais informações sobre o livro no site da Editora Sundermann: http://www.editora sundermann.com.br/

Serviço
O quê: apresentação do livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina”, de Soraya Misleh e debate
Quando: 14 de julho (sexta0-feira), às 19h30
Onde: Al Janiah, bar e espaço cultural – Rua Rui Barbosa, 269, 01326-010 – São Paulo

Entrada franca

Acesse o evento no Facebook