Zé Maria participou de inauguração de comitê na periferia de São Paulo

Na inauguração, o debate foi sobre o direito da juventude negra e da periferia ao futuro

 
No dia 13 de setembro, numa noite fria, o PSTU fincou o pé na região do Extremo Sul da cidade de São Paulo com a inauguração de um comitê de campanha. Uma garagem simples, mas preparada com carinho, para receber operários, jovens, professores e ativistas da região.
 
O debate começou com Laura Daltro, militante da Juventude do PSTU e moradora do Grajaú. Ela relatou como os governos não investem nas escolas públicas e nos espaços de cultura e lazer das comunidades. “Para piorar, nós jovens temos os postos de trabalho mais precários”, comentou. Havia jovens trabalhadores presentes que não conseguem retomar seus estudos, pois os horários de trabalho em turnos das fábricas os impedem.
 
A professora Janaína Rodrigues, candidata à deputada estadual pelo partido, falou sobre a violência policial e a discriminação racial que seus alunos negros e da periferia sofrem. “Capão Redondo e Campo Limpo, região onde eu trabalho e moro, têm a maior média de assassinatos de jovens do estado de SP”, afirmou. Professores ativistas relataram com indignação a situação de racismo, machismo e homofobia a que está sujeita a juventude.
 
Uma grata surpresa foi a presença de Zé Maria, candidato a presidente da República. Ele fez questão de comparecer à inauguração e convidou os participantes a se somarem ao PSTU para, juntos, construir um futuro socialista para os trabalhadores e a juventude.
 
O debate terminou com um pedido de apoio às candidaturas do PSTU. “Cada voto que a gente tirar dos partidos da direita e do PT é uma vitória, pois vai fortalecer a luta da classe trabalhadora”, disse Zé Maria.
 
Para terminar, todos e todas confraternizaram num churrasquinho com cerveja e lingüiça feito com a contribuição dos próprios participantes.