Nesta última segunda-feira (27), a segurança privada contratada pelo sindicato APEOC  (Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceará ) promoveu cenas de horrores na assembleia geral de professores estaduais do Ceará. Professores, estudantes e até idosos foram agredidos.

O sindicato APEOC (filiado à CUT) é amplamente conhecido por sua falta de combatividade, práticas antidemocráticas e governismo descarado.  Os professores estaduais travam uma greve heroica contra o governo de Camilo Santana (PT). Já são dois meses de muita luta e organização pela base. Um bom exemplo de democracia sindical construída por fora do sindicato oficial. Em sentido oposto, membros da diretoria do sindicato promovem diariamente uma desmobilização da categoria, utilizando inclusive as redes sociais para desqualificar e enfraquecer o movimento.

Todo trabalhador que faz greve sabe como é difícil ganhar o apoio da população. Os estudantes secundaristas abraçaram a causa dos professores e lutam para ampliar a pauta da educação, incluindo propostas como melhoria na infraestrutura das escolas e mais verbas para merenda escolar. Nesse sentido, a aliança entre trabalhadores da educação e estudantes é muito forte e indispensável.

Porém, diretores do sindicato APEOC agem como se fossem os donos do sindicato,  revelando práticas burocratizadas e autoritárias. Acreditamos que um sindicato é um instrumento de luta dos trabalhadores e, desta forma, não pode estar na contramão da defesa da categoria frente aos governos e patrões.

Quem deveria decidir se os estudantes estariam presentes ou não na assembleia éa base da categoria, não a APEOC. O impasse poderia ter se resolvido com uma simples votação. Mas os pelegos do sindicato já estavam dispostos a implodir a assembleia e criminalizar os maiores apoiadores da greve. Os mesmos estudantes que ocupam suas escolas e dão uma aula de resistência e luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade

– Camilo Santana (PT), a culpa é sua!

– Fora Todos os inimigos da Educação!

– Por um sindicalismo pela base, democrático e de luta!

– Viva a aliança professor-estudante!

-Todo apoio à greve dos professores estaduais!

– Todo apoio às ocupações estudantis!