No começo do século 20, a Rússia era o maior e mais populoso país da Europa, com 150 milhões de habitantes, mais de 3 milhões em Moscou e Petrogrado. No entanto, era um país atrasado onde 80% da população vivia no campo e 90% era analfabeta. A Rússia era umEstado absolutista autocrático, governado pela monarquia dos czares. O regime se baseava na repressão aos opositores. Milhares foram presos, torturados, executados oudeportados para a Sibéria. As liberdades de reunião e manifestação e a legalidade de partidos e sindicatos foram ocasionais e sempre conquistadas por mobilizações revolucionárias, como a Revolução de 1905.

Revolução de 1905
O grande ensaio

A Revolução de 1905 concentrou todas as contradições do czarismo: a derrota na guerra entre Rússia e Japão, a repressão e uma crise econômica desencadeada pelo conflito. Em janeiro, começou uma greve dos 12 mil operários da fábrica Pútilov em Petrogradopela reintegração de quatrocompanheiros demitidos. Outras fábricas aderiram e a greve alcançou 150 mil trabalhadores.

A organização dos operários era dirigidapor um padre de nome Gapón, que teve a ideia de levar ao Czar as reivindicações de readmissão dos quatro e outras,como a jornada de oito horas e aumento de salário.

Mais de 200 mil trabalhadores se dirigiram ao Palácio de Inverno. O Czarordenou que as tropas atirassem contra a multidão. Morreram mais de 1.500 pessoas e houve 2.000 feridos. Este dia ficou conhecido como o “Domingo Sangrento”. Tinha começado a Revolução.

A Revolução durou um ano e finalmente foi derrotada. Mas deixou importantes ensinamentos. Um deles foi a organização do Soviet (Conselho em russo) de deputados operáriosde Petrogrado, cujo presidente foi umsocialdemocrata de 25 anos: Leon Trotsky.

Primeira Guerra Mundial
A Rússia e a guerra

Em 1914, aRússia entrou na I Guerra Mundial ao lado da Inglaterra e da França. No entanto, os sofrimentos do povo russo foram superiores aos dos outros países. Mal armado e equipado, o exército russo de mais de 10 milhões de soldados sofreu grandes derrotas e já contava 1 milhão e 700 mil mortos e 6 milhões de feridos.

A guerra significou terríveis sofrimentos para a população em geral, que sofria os efeitos da crise de abastecimento e da fome, e especialmentepara os camponeses, que eram a maioria do exército.

A derrubada do Czar
A Revolução de Fevereiro

Em Fevereiro de 1917, durante as manifestações pelo Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, milhares de manifestantes saíram às ruas, invadiram o Palácio Tauride, onde se reunia a Duma (o parlamento), exigindo a renúncia do czar. Nicolau II foi forçado a abdicar. Trotsky descreveu assim a Revolução de Fevereiro:

“Começa a revolução mais violenta de todos os tempos. Em uma semana, a sociedade se desfaz de todos os seus mandatários: o monarca e seus homens da lei, a polícia e os sacerdotes; os proprietários e os gerentes, os oficiais e os amos. (…) no exército, os soldados deixam de obedecer aos seus superiores. Ninguém jamais havia sonhado com uma revolução assim. Agora esse sonho circula pelas veias de todas as almas desesperadas e desamparadas deste planeta.”(Trotsky, O grande sonho)

O Governo Provisório e Kerensky
Os Soviets se reorganizaram durante as manifestações contra o regime e poderiam ter tomado o poder. No entanto, os partidos oportunistas, mencheviques e socialista-revolucionários, que eram maioria, resolveram entregar o poder a um Governo Provisório burguês encabeçado pelo príncipe Lvov, no qual participava Kerensky, um ex-trudovique (trabalhista). Entre fevereiro e outubro se sucederam diferentes gabinetes do Governo Provisório que contaram com ministros burgueses emencheviques e socialistas-revolucionários.

Os bolcheviques, liderados naquele momento por Stálin e Kamenev, apoiaram inicialmente o Governo Provisório. Quando Lenin chega a Petrogrado, vindo do exílio, apresenta as “Teses de Abril”, que defendema necessidade de um giro total nesta política. As teses de Lenin são aprovadas pelo Partido Bolchevique, que passa a fazeroposição ao Governo Provisório e a defenderque os Soviets de trabalhadores e soldados tomem o poder.

Os Sovietse o duplo poder
Os Soviets estavam na memória recente da classe operária pela Revolução de 1905. A partir de Fevereiro se reorganiza o Soviet de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado. Os trabalhadores votavam em seus representantes por fábrica ou por distrito elegendo umdelegado a cada mil operários. Os soldados da capital também participavam com um representante por cada companhia.

A partir de Petrogrado a organização soviética foi se estendendo para todo o país. Os Soviets representaram um poder paralelo, ou poder dual, ao Governo Provisório.O Governo Provisório na verdade dependia do apoio dos Soviets, dominados pelos mencheviques e socialistas-revolucionários. Em junho de 1917 se reuniu o I Congresso Panrusso dos Soviets, ainda com maioria desses partidosoportunistas.

Pão, Paz e Terra
O Governo Provisório não conseguia resolver os principais problemas das massas. O primeiro era a necessidade de acabar com a guerra que trazia enormes sofrimentos para operários e camponeses. O Governo Provisório cedia às pressões da Inglaterra e da França para que a Rússia mantivesse seus compromissos militares e continuasse em guerra, mas o povo exigia a paz.

Isso levava ao grave problema de manter e alimentar um exército de dez milhões de soldados. O abastecimento das cidades era prejudicado e a fome rondava permanentemente seus habitantes. Por outro lado, o Governo Provisório conciliava com os latifundiáriose atrasava a distribuição de terras exigida pelos camponeses.

Por isso, o Partido Bolchevique levantava como principal reivindicação a de Pão, Paz e Terra,além da autodeterminação para as dezenas de nacionalidades oprimidas pelo antigo regime czarista.

As jornadas de julho e o golpe de Kornilov
Em julho, as massas de trabalhadores e soldados de Petrogrado, exasperadas com a derrota da ofensiva militar ordenada pelo Governo Provisório e pelos sacrifícios causados pelo desabastecimento, iniciaram um levante contra o governo.Os bolcheviques se opuseram em princípio, porque viam que o resto do país ainda apoiava os socialistas-revolucionários e os mencheviques e temiam que a capital se isolasse.

Mesmo assim, estiveram do lado dos manifestantes e procuraram dirigi-los. Por isso, foram reprimidospelo Governo Provisório e centenas de seus militantes, inclusive dirigentes como Kamenev e Trotsky, foram presos. Foi decretada ordem de prisão contra Lenin e Zinoviev, que foram obrigados a passar à clandestinidade.

Em agosto, o general Kornilov, comandante em chefe do exército, tenta um golpe militar contrarrevolucionário, enviando tropas da frente de guerra à Petrogrado para derrubar o governo de Kerensky, que pede apoio.

Os bolcheviques chamaram à luta contra Kornilov e se colocaram na vanguarda da organização militar para derrotá-lo. Foi formada a Guarda Vermelha com os operários de Petrogrado. Delegados dos Soviets e dos soldados da capital conseguiram convencer as tropas sobre caráter do golpe e a abandonar a marcha sobre a capital. Kornilov foi derrotado e preso sem que se disparasse um tiro.

Tomando o poder
A Revolução de Outubro

A resistência de massas ao golpe de Kornilov inclinou a balança para a esquerda. As massas voltaram a confiar nos bolcheviques, que ganharam a maioria nas eleições para o Sovietde Petrogrado em setembro. Trotsky, libertado da prisão, foi eleito presidente do Soviet.

O Governo Provisório estava cada vez mais débil, mas ainda tentou algumas manobras. Em meados de setembro realizou a chamada “Conferência Democrática”. Critérios de representação distorcidos davam maioria aos partidos burgueses e oportunistas. Os bolcheviques participaram para denunciá-la. Ao final, a Conferência se declarou “pré-Parlamento”, um órgão legislativo que tinha o objetivo de esvaziar o Soviet, subordinando-o a esta instituição.

Entre os bolcheviques se abriu uma polêmica que refletia uma diferença estratégica. Lenin e Trotsky defendiam que o Partido Bolchevique boicotasse o pré-Parlamento e preparasse a insurreição para tomar o poder. Mas a maioria do Comitê Central rejeitou o boicote, refletindo uma vacilação sobre a tomada do poder.

A partirda Finlândia, onde estava exilado, Lenin abriu uma luta interna e finalmente conseguiu que a maioria do CC aprovasse o boicote. Na abertura dos trabalhos do pré-Parlamento, Trotsky leu uma declaração de ruptura e os deputados bolcheviques abandonaram o salão.

No começo de outubro, Lenin voltou a insistir que os bolcheviques desencadeassem a insurreição sem demora, com receio que o momento mais favorável se perdesse. No entanto, no Comitê Central, Zinoviev e Kamenev se opuseram. Quando o CC finalmente aprovou a insurreição,os dois dirigentes expuseram sua posição contrária na imprensa dos Soviets, rompendo a disciplina do partido.

O 2°Congresso Panrusso dos Soviets estava convocado para o dia 25 de Outubro. O Governo Provisório, temendo a insurreição bolchevique, tentou enviar as tropas de Petrogrado para a frente de batalha, o que deixaria a capital desguarnecida diante das tropas alemãs.

OSoviet de Petrogrado formou então o Comitê Militar Revolucionário, presidido pelo próprio Trotsky, que passou a controlar todas as ordens militares do Governo Provisório. De fato, o poder já estava na mão dos Soviets e dos bolcheviques que os dirigiam.

No dia 25, sob o argumento de defender a capital dos alemães e de garantir a segurança do II Congresso dos Soviets, as tropas do Comitê Militar Revolucionário ocuparam os pontos estratégicos da cidade.Na noite deste mesmo dia, as tropas revolucionárias dirigidas pelo bolchevique Antonov-Ovseenko tomaram o Palácio de Inverno e prenderam os últimos ministros do Governo Provisório. Kerensky já havia fugido.

No 2°Congresso dos Soviets, os delegados apoiaram por aclamação a destituição do Governo Provisório e a passagem do poder para os Soviets. Os mencheviques e socialistas-revolucionários de direita abandonaram o Congresso. Os bolcheviques chegaram a um acordo para compor um governo soviéticocom os socialistas-revolucionários de esquerda.

Lenin assumiu o governo com um discurso que termina sob aplausos com as célebres palavras: “Passemos agora à edificação da ordem socialista”. O  2°Congresso ratificou então os primeiros decretos do governo soviético sobre a paz e a distribuição de terras aos camponeses. A Revolução de Outubro havia triunfado.

LEIA o 1º artigo
Revolução Russa 98 anos: A revolução que mudou a História