Mexeu com uma quilombola, mexeu com todo o quilombo

Semana passada a companheira Shirley, militante do PSTU e do Feminismo Sem Demagogia, sofreu inúmeros ataques em seu perfil no facebook de uma verdadeira quadrilha racista e machista.

O bando covarde começou a desferir xingamentos contra a companheira, chamando-a de “macaca” e mandando-a voltar para a senzala. Prática comum entre grupos de extrema direita que tem como principal objetivo a intimidação de ativistas que fazem de seu dia-a-dia uma luta incansável por uma sociedade sem exploração e sem opressão. Uma sociedade em que não haveria espaço para boçais que há séculos vem tratando negras e negros como animais, pois segundo a mente desses trogloditas racistas, somos uma sub-raça que deve ou ser enjaulada ou exterminada.

A atitude desses racistas é a mesma que fez com que a elite europeia e branca sequestrasse nossos ancestrais da África, exterminando-os nos navios negreiros, para que em terra, aos que sobreviveram, fossem acorrentados e escravizados como animais.

A opressão aqui não tem só raça definida, mas também um gênero. No Brasil, segundo o Mapa da Violência, o machismo e racismo se combinam. De todas as mulheres agredidas no país, 60% são negras. Enquanto o assassinato de mulheres brancas caiu 9,8%, o de mulheres negras subiu 54%. Por dia são 16 assassinatos devido à violência doméstica, 8.640 agressões diárias.

O que ocorreu com a companheira não ficará impune. Reivindicamos a tradição de resistência dos negros no Brasil, que entre elas está a ideia de que quando mexem com uma quilombola, mexem com todo o quilombo.

Nós, da Secretaria Nacional de Negras e Negros do PSTU, repudiamos todos os ataques feitos à camarada, que como Dandara e Luísa Mahin, faz de sua vida plena dedicação a uma sociedade sem racismo e machismo. Chamamos a todos os movimentos  negros e entidades de esquerda, a se posicionarem em defesa da companheira. Racistas e machistas não passarão! Mexeu com uma quilombola, mexeu com todo o Quilombo! Exigimos punição a todos os racistas. Racismo é crime!