PT e PSDB seguram as mãos do bandido Eduardo Cunha e se afundam juntos

Mesmo com a avalanche de provas contra o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o PT e PSDB selaram um acordão com o deputado em troca de mantê-lo no cargo e salvar seu mandato.

O PSDB conta com Cunha para fazer avançar o processo de impeachment de Dilma no Congresso Nacional. Assim, ao mesmo tempo em que emite uma breve nota sugerindo o afastamento do deputado da presidência da Câmara, quase pedindo desculpas, por baixo dos panos se reúne com o larápio e traça acordos para aprovar o impeachment em troca de vistas grossas às suas estripulias.

Não dá para atravessar um lamaçal sem se sujar de lama“, disse na lata o vice-líder do PSDB na Câmara, o deputado Nilson Leitão, ao jornal El País. Esperto que é, Cunha mandou a real: “Se eu derrubar a Dilma, no dia seguinte vocês me derrubam“. Mas não fechou o diálogo com os tucanos, muito pelo contrário.

Já no governo do PT, o próprio ex-presidente Lula encabeçou a operação blindagem de Cunha. O objetivo explícito era convencê-lo a jogar para frente a apreciação dos pedidos de impeachment a fim de dar mais tempo ao governo distribuir cargos e comprar  mais apoio nesse varejo que se transformou Brasília. Em troca, o governo frearia os poucos parlamentares do PT que fizeram declarações contra o presidente da Câmara e, principalmente, impediria o prosseguimento da denúncia contra Cunha no Conselho de Ética.  


Cópia de passaporte de Cunha entregue pelo Ministério Público da Suíça

Cunha se complica mais ainda
Mas se até agora a cara de pau do PSDB e do governo já era vergonhosa, com as novas revelações contra Cunha, atinge níveis estratosféricos. Documentos divulgados na imprensa nesta sexta, 16, mostram detalhadamente que o deputado é o dono das contas na Suíça denunciada pelo Ministério Público daquele país. São cópias do passaporte, assinatura, e todos os dados de Cunha e família utilizados na abertura dessas contas, que abrigam propinas recebidas pelo deputado nos esquemas de corrupção na Petrobrás. Só falta mesmo o dinheiro falar.

A farta documentação comprova o envolvimento de Cunha nessa teia da Lava Jato e só mesmo muito cinismo para se manter em silêncio nesse apoio velado ao deputado, como vem fazendo o governo e o PSDB.

O turbilhão de revelações vem mostrando fatos pitorescos, como a frota de carros de luxo de Cunha, incluindo aí um Porsche de valor estimado em mais de R$ 400 mil. Esses carros estariam no nome de sua empresa “Jesus.com”. Estimam-se que as contas do deputado na Suíça tenham movimentado algo como 24 milhões de dólares. O Procurador-Geral da República, Janot, na denúncia que encaminhou ao Supremo Tribunal Federal, afirma que Cunha também mantém contas secretas nos EUA, desde os anos 1990.

São todos Cunhas
As provas que vem emergindo aos borbotões nos últimos dias só comprovam aquilo que todos já sabiam. O Eduardo Cunha que se esmera em aprovar o projeto das terceirizações e adota um tom moralista pra impor a redução da maioridade penal, é um bandido de extensa ficha corrida. E não é de hoje. Toda a sua carreira política, iniciada ainda nos braços de PC Farias e Collor, foi galgada em cima de escândalos. Da presidência da Telerj, passando pela Petrobrás até chegar à presidência da Câmara.

Embora o PT tenha, em determinado momento, lavado as mãos em relação ao deputado, foi justamente no governo Lula e de Dilma que Cunha ascendeu, junto com o PMDB. Foi no governo do PT que Eduardo Cunha se embrenhou na máquina da estatal do petróleo e teve caminho livre pra roubar o que quisesse antes de mandar a dinheirama à Suíça.  E mesmo com todas as denúncias e evidências contra, ainda ganhou de presente de Dilma nessa reforma ministerial nada menos que o Ministério da Saúde, entregue a um pupilo seu, e o da Ciência e Tecnologia, dada a seu “pau mandado”.

Mas não é apenas o PT e o “enlameado” PSDB. Longe de ser exceção, essa é a regra nesse Congresso Nacional. Mesmo com os documentos das contas suíças estampados na televisão, a esmagadora maioria dos deputados e partidos se cala de forma vergonhosa. E Cunha, que deveria agora estar na cadeia, segue na presidência da Câmara, como o terceiro na linha sucessória de Dilma.

Resta saber até onde vai a cara de pau desses senhores. Pelo jeito, é tão grande quanto a conta bancária desse picareta na Suíça.

REVEJA o programa partidário do PSTU