Redação

Ato na capital do Amazonas denuncia desaparecimento de jovens após abordagem policial

Em Manaus (AM), a Marcha da Periferia aconteceu neste domingo, 20, no bairro Nova Vitória, organizado pelo Movimento Luta Popular e contando com aproximadamente 200 pessoas.

manaus2Entre os manifestantes que marcharam estavam os familiares e amigos dos três jovens que estão desde o dia 29 de outubro desaparecidos. Os jovens sumiram após uma abordagem policial. Os familiares afirmaram à imprensa que temem retaliação da polícia e que só participaram do ato por conta do apoio da CSP-Conlutas.

Sabemos que o Amazonas é o segundo estado com a maior taxa de homicídios, e Manaus é a primeira cidade que mais tem jovens da periferia assassinados por execução. Por isso, estivemos marchando juntos, pois entendemos que o fim do racismo passa, obrigatoriamente, pelo confronto direto com o sistema que lucra com a opressão, e enquanto ele persistir, quem paga é a população negra das periferias.

manaus3

Execução
Os três jovens foram vistos pela última vez na madrugada do dia 29 quando saíam de uma festa. Uma câmera de segurança registrou o momento em que eles entraram numa viatura da polícia, e nunca mais foram vistos.

Sem o apoio da polícia, a própria família dos desaparecidos teve de investigar o caso e identificaram um dos PM’s envolvidos. Uma sandália de um dos jovens foi encontrada em meio a rastros de sangue num local em que a polícia costuma desovar corpos. Todos os indícios apontam mais uma execução por parte da polícia.

PSTU-Manaus