Lançamento do comitê ocorreu na sede do PSTU no Capão Redondo
PSTU-Capão

Façamos de nossas lutas um quilombo em cada bairro

Na última quarta-feira, 19 de abril, foi realizada a atividade de criação do Comitê de Lutas do Capão Redondo contra as reformas. Uma atividade que contou com mais de 90 pessoas, sendo maioria de jovens negras e negros, que não tem nenhuma confiança nesse Congresso corrupto.

A atividade contou com a presença de partidos de esquerda (PSTU e POR), movimentos sindicais (Conspiração Socialista e Coletivo Reviravolta na Educação), O3, ANEL (movimento estudantil), Quilombo Raça e Classe, Movimento Mulheres em Luta, ativistas independentes, associação de moradores, trabalhadores desempregados, artistas, ambulantes e secundaristas do fundão da Zona Sul que se organizaram em sua escola para mover os colegas para a atividade. O debate político foi alternado com intervenções culturais.

A ideia de nos organizarmos para não só barrar os ataques do Congresso, como também para derrubar Temer e seus aliados animou todo mundo. Isso mostra que, diferente dos céticos sobre a necessidade de organizar a periferia, os trabalhadores e a juventude pobre estão dispostos a se organizarem e mudarem suas vidas. Esses trabalhadores, que não tem nenhuma confiança no que é tirado nesse Congresso, expressaram um enorme rechaço às reformas, que na prática são ataques à nossa classe. A juventude negra, que nasceu sem confiar um centavo nas direções burocratas e sabe que seus sonhos não cabem nas urnas de 2018, mas sim nas ruas, mostrou disposição a fazer do comitê um espaço democrático, onde todos que estejam dispostos a lutar sejam bem vindos.

O desafio que temos à frente é fazer de cada comitê um Quilombo na periferia. Os trabalhadores e juventude do Capão Redondo, junto com outros de outras regiões, já deram o primeiro passo. Construir um espaço de poder na quebrada onde os debaixo se organizem para derrubar os de cima!

No dia 28 de abril, dia de Greve Geral, defendemos a unificação dos 5 Comitês da Sul em um ato unitário na Ponte do Socorro – Operário Santo Dias. E que após o dia 28 todos os comitês se mantenham mobilizados e que outros possam ser organizados.

LEIA MAIS
Como criar os Comitês de Luta contra a Reforma e preparar a greve geral?