Afastamento de Rosalba é uma vitória dos trabalhadores do Rio Grande do Norte!

O grito de “Fora Rosalba”, tão cantado nas ruas pelos trabalhadores da saúde, educação, policiais civis e todo o funcionalismo estadual nas fortes greves que sacudiram o Rio Grande do Norte no ano de 2013, agora teve eco na decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O Tribunal decidiu, por cinco votos a um, pelo afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O governo, rejeitado por 90% da população do Rio Grande do Norte, foi afastado pela acusação de abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2012, quando Rosalba utilizou o patrimônio público do Estado para fazer campanha eleitoral. Mas o motivo jurídico do afastamento é somente uma pequena mostra da marca do governo de Rosalba à frente do Estado, em que o total descaso e omissão com os serviços públicos e a negligência com os direitos básicos da população aprofundaram o caos e a catástrofe social no estado.
 
Um governo que gastou mais recursos com diárias e publicidade do que com investimentos em saúde, só pode ser responsabilizado pelas mortes que ocorreram e que continuam ocorrendo nos hospitais por falta de estrutura de atendimento. Durante a greve dos servidores da saúde, a situação de calamidade foi denunciada. Um ato marcante foi as duzentas velas acesas na frente do Hospital Walfredo Gurgel, representando duzentas mortes por mês que ocorrem naquele hospital pela negligência do governo Rosalba.
 
Os trabalhadores da saúde deram uma demonstração de indignação contra este governo ao realizarem um acampamento em frente à residência oficial de Rosalba, que escancarou para o Brasil inteiro a vergonha da população do Rio Grande do Norte com um governo que despreza o sofrimento do povo.
 
Na educação, Rosalba ficou conhecida como o governo que fazia rodízio entre os alunos nas escolas por falta de professores, e agora acaba de descumprir o acordo com a categoria dos educadores, assim como também está descumprindo o acordo com os trabalhadores da saúde.
 
Já na segurança, Rosalba sucateou o sistema e perseguiu a greve dos policiais civis. E nem precisamos nos lembrar das cenas de barbárie que assistimos durante o período de seca, em que as promessas aos sertanejos foram todas descumpridas.
 
Se alguém pensar que tudo isto aconteceu porque o Estado está falido, se engana. Afinal, Rosalba teve dinheiro para investir nas obras da Copa, assim como nas diárias de seus assessores, como também em propaganda na TV. Em uma das últimas entrevistas de Rosalba falando pelo governo, ela não estava nem um pouco preocupada com o fechamento das pediatrias dos hospitais estaduais, mas só falava dos jogos da Copa e da vinda dos turistas italianos para Natal como sendo a coisa melhor do mundo.
 
Foi por termos amargado um governo como Rosalba que achamos inevitável entrarmos na Assembleia Legislativa com o pedido de impeachment. O presidente do PSTU, Dário Barbosa, assim como a vereadora do PSTU em Natal, Amanda Gurgel, fizeram parte do conjunto de pessoas públicas que entraram com o pedido de cassação do mandato da governadora. Infelizmente, os deputados da assembleia não estão preocupados com o caos em nosso estado, mas somente em como vão aproveitar o desgaste de Rosalba para as futuras eleições de 2014. Foi por isso que nenhum deputado de nenhum partido entrou com o pedido de impeachment e é por isso que ele está sendo engavetado naquela casa.
 
Por isso, nós do PSTU, consideramos o afastamento de Rosalba uma vitória dos trabalhadores e do povo de Natal. O TRE nada mais fez do que julgar a improbidade do governo de Rosalba em relação ao uso do avião nas eleições de 2012, mas a improbidade do governo Rosalba é muito maior, afeta a todos os setores da administração e, principalmente, coloca em risco a vida da população que necessita dos serviços públicos.
 
Rosalba irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Não sabemos qual será a decisão final, pois não confiamos na justiça burguesa e são muitos interesses em jogo. Por isso, é necessário continuar nas ruas, como tem feito os trabalhadores da saúde, que retomaram sua greve. Também não podemos confiar no vice-governador Robinson Faria, que apesar de ter rompido com Rosalba, também nunca se manifestou a favor das lutas dos trabalhadores. 
 
Robinson foi omisso e conivente durante todo o tempo e, além disso, é do partido do Kassab (ex-prefeito de São Paulo), o PSD, que representa os interesses dos grandes empresários e latifundiários do Brasil. Por isso, nós do PSTU, estamos propondo que as eleições sejam antecipadas, pois Robinson também não nos representa. Continuaremos lutando para que o Rio Grande do Norte tenha um governo que priorize os investimentos em saúde e educação, um governo que rompa com as oligarquias, um governo dos trabalhadores sem patrões, um governo socialista dos trabalhadores! 
 
  • Pela saída imediata de Rosalba!
  • Nenhuma confiança em Robinson Faria!
  • Antecipação das eleições já!